DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA E DIA MUNDIAL DA SAÚDE LEMBRAM A IMPORTÂNCIA DE SE CUIDAR

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

O Dia Mundial da Atividade Física, comemorado na próxima quinta-feira, 06 de abril, alerta a população sobre a necessidade da prática regular de exercícios físicos e do combate ao sedentarismo, que é um grande vilão da sociedade por causar diversas doenças e malefícios à saúde das pessoas. A data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) reforça que a atividade física é uma importante aliada na prevenção de doenças, no cuidado com a saúde e na busca pela qualidade de vida.

Por falar em saúde, o Dia Mundial da Saúde é celebrado na próxima sexta-feira, 07 de abril, na mesma data em que foi criada a OMS e tem como objetivo reforçar na população a importância do cuidado com a saúde, chamando a atenção sobre os riscos das doenças e mostrando também como prevenir e tratá-las.

A cada ano, a OMS escolhe um tema para ser discutido no Dia Mundial da Saúde e, em 2017, o escolhido foi depressão, doença que segundo a própria Organização afeta 11,5 milhões de brasileiros, colocando o país em terceiro lugar no ranking mundial de casos.

Usando o lema “Vamos conversar?” a campanha reforça que existem formas de prevenir e tratar a depressão, uma doença que acomete qualquer faixa etária, gerando sofrimento mental e afetando a vida das pessoas em diversos aspectos, até mesmo na realização das mais simples tarefas.

Dentre as formas de prevenir e tratar a depressão, a atividade física se mostra como uma importante aliada.  Estudos comprovam a eficácia da atividade física no tratamento de pessoas com a doença, sendo que essa prática contribui para a estabilidade do humor, para a diminuição da tensão, do estresse, para o aumento da disposição, do desempenho intelectual e para a diminuição da insônia.

Além disso, a prática regular de atividades físicas traz outros benefícios, por exemplo, a prevenção de doenças como, osteoporose, diabetes, obesidade, hipertensão, além de diminuir os níveis de ansiedade e melhorar a sensação de bem-estar.

Mas, para a prática da atividade física ser realizada de maneira eficiente e segura, promovendo saúde no indivíduo, o Conselho Regional de Educação Física (CREF12/PE) alerta que é preciso procurar a orientação de um Profissional de Educação Física habilitado, pois é ele que indicará qual atividade se adequa melhor à necessidade de cada pessoa.

Então, nesta semana do Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde fica a orientação para o ano todo: mexa-se e cuide da sua saúde física e mental.