1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

No dia 1º de setembro, celebramos o Dia do Profissional de Educação Física em todo o Brasil, data na qual a profissão foi regulamentada no ano de 1998.

Nos últimos anos, o Profissional de Educação Física tem conquistado um papel importante dentro da sociedade, promovendo saúde e educação.

A atividade física, orientada por profissionais qualificados e habilitados, é a melhor forma de prevenir doenças que assolam a população como, por exemplo, a obesidade e hipertensão.

Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros está acima do peso, sendo que entre 2006 e 2016, o índice de brasileiros com obesidade passou de 11,8% para 18,9%.

No ambiente escolar, a Educação Física promove desde cedo nas crianças o aprendizado de que a prática de atividade física só gera grandes benefícios, ensinando aos alunos importantes aspectos ligados ao desenvolvimento do indivíduo como, por exemplo, a questão da sociabilidade, cooperação e respeito, além do melhor desenvolvimento do raciocínio do aluno.

O mercado para atuação dos Profissionais de Educação Física também vem crescendo no país. Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em número de academias, estando atrás apenas dos Estados Unidos.

Dados de setembro de 2017 do Conselho Federal de Educação Física apontam um número de 46.464 academias registradas em todo o Brasil e quase 414.000 Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs.

Em Pernambuco, atualmente, são mais de 9000 Profissionais e quase 1300 academias registradas no CREF12/PE, sendo que aproximadamente 420 dessas academias estão localizadas na capital Recife.

Além disso, o Profissional de Educação Física tem conquistados espaços importantes nas equipes multidisciplinares dos programas da saúde, como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o Programa Saúde da Família (PSF), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e a participação no Conselho de Unidade de um polo da Academia da Cidade do Recife, o primeiro do Brasil.

Por tudo isso, o Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12/PE) mantem uma luta constante em defesa da sociedade, para garantir que o serviço prestado na área da atividade física e desporto seja por Profissionais de Educação Física habilitados, e ainda trabalha para valorizar o Profissional dentro da sociedade.

Neste 1º de setembro, nosso sincero parabéns a todos os Profissionais de Educação Física do CREF12/PE.