CREF12/PE realiza ações institucionais e recadastramento biométrico em Garanhuns

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

De 20 a 22 de setembro, a presidência do CREF12/PE esteve em Garanhuns, interior de Pernambuco, promovendo o programa “Gestão em Ação”, que tem como objetivo se reunir com autoridades e gestores públicos ligados à educação, à saúde e ao esporte para traçar estratégias que valorizem a Educação Física e garantam à sociedade o serviço de qualidade.

No dia 20, pela manhã, o CREF12/PE se reuniu com o prefeito do município, Izaias Regis, para falar da atuação do Profissional de Educação Física nos programas de Educação, Saúde e Esportes do município. Na ocasião, o prefeito informou que a prefeitura realizou concurso no ano de 2015, no qual foram chamados mais de 30 profissionais de Educação Física para atuar nas secretarias do município.

Durante a reunião, o Conselho entregou ao prefeito um ofício que está sendo enviado aos 184 municípios do estado, tratando da obrigatoriedade da oferta da disciplina Educação Física, do 1º ao 9º ano da Educação Básica.

Para o prefeito Izaias Regis, melhorar a qualidade da Educação Física, seja nas escolas ou nos programas como o Academia da Saúde e Academia da Cidade, já melhora automaticamente a saúde da população, diminuindo os custos gastos com assistência médica.

A tarde o CREF12/PE se reuniu com a gestora da Gerência Regional de Educação – GRE Agreste Meridional, Adelma Silva, para tratar da oferta da Educação Física da rede de ensino. A presidente relatou as denúncias que o CREF12/PE vem recebendo que tratam de professores de outras disciplinas ministrando Educação Física, como forma de complementação de carga horária, e de leigos atuando nos jogos escolares.

No dia 21, pela manhã, o CREF12/PE esteve com a Secretária de Saúde, Shisneyda Furtado, e com o Secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, falando sobre os programas ofertados pelas secretarias que envolvem a atuação dos Profissionais de Educação Física, como o Academia da Saúde e Academia da Cidade.  Foi ressaltada a diferença nas formações do licenciado e do bacharel e a necessidade de realizar concursos e seleções públicas para atender a demanda do município.

A secretária Shisneyda Furtado ressaltou que “a aproximação do Conselho é de grande importância para auxiliar na qualidade do serviço ofertado pela Secretaria de Saúde à população”. O secretário Carlos Eugênio também ressaltou que a parceria com o Conselho melhora a qualidade do serviço prestado a população, garantindo que os Profissionais que atuam nos programas da Secretaria são devidamente habilitados ao exercício profissional.

A tarde, o CREF12/PE esteve com a promotora do Ministério Público Federal, Dra. Polireda Bezerra, momento no qual foram relatadas as denúncias de faculdades funcionando na região sem a autorização do MEC. O CREF12/PE denunciou em 2015 a situação ao MPF, tendo a promotora coletado os novos dados mostrados pelo CREF12/PE para seguir as investigações do processo.

No dia 22, a presidente Nadja Harrop e a chefe de fiscalização Rosângela Albuquerque participaram de entrevista ao vivo da Rádio Jornal do Commercio, falando sobre o programa Gestão em Ação, sobre o trabalho do Departamento de Fiscalização e sobre o recadastramento biométrico, que ocorreu ao longo dos três dias dentro da GRE, onde funcionou a Ação Itinerante, simultaneamente às ações da presidência.

Logo após a entrevista, o CREF12/PE se reuniu com a diretora de Vigilância em Saúde, Katharina Almeida, para agradecer todas as ações conjuntas já realizadas com o Conselho e reafirmar a parceria tão importante no que se refere à defesa da sociedade. Em seguida, o Conselho seguiu para a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESGA, onde esteve com a presidente Suiane Rodrigues e a diretora geral acadêmica Adriana Carvalho. No momento, a presidente da AESGA relatou que a Autarquia solicitou ao Conselho Estadual de Educação a autorização para que seja instalado o curso de bacharelado em Educação Física. O CREF12/PE se colocou à disposição para colaborar, emitindo um parecer referenciando o número de profissionais existentes no Agreste Meridional e suas referentes habilitações, sendo a abertura do curso uma forma de atender a demanda da região, que apresenta uma maioria de licenciados.

A presidente Nadja Harrop e a Prof. Rosângela Albuquerque também concederam entrevista para a Rádio Sete Colinas, falando sobre todas as ações que o Conselho desenvolveu na região.

E encerrando a agenda em Garanhuns, o CREF12/PE recebeu um grupo de profissionais que passaram em concurso público da Prefeitura e também do Estado, mas que não foram chamados para assumir as funções, mesmo havendo demanda na região. Os profissionais denunciaram que o Estado tem relocado professores de outras regiões, mesmo havendo pessoas na lista de espera do concurso para serem chamadas, além de colocar professores de outras disciplinas para atuar na Educação Física. 

CREF12/PE, DEFENDENDO A SOCIEDADE E VALORIZANDO A PROFISSÃO!