CREF12/PE propõe plano para retomada gradual dos serviços em espaços públicos e privados

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Uma das preocupações do CREF12/PE está na omissão de alguns entes públicos, no que se refere a retomada gradual das atividades dos Profissionais de Educação Física em Pernambuco. A extensão territorial, os diferentes perfis epidemiológicos do estado, assim como as distintas realidades em todo o seu território, despertou neste conselho a necessidade de desenvolver, junto aos órgãos públicos, um plano de retomada específico envolvendo todos os registrados, sendo estes pessoas físicas, onde incluímos os que atuam de forma autônoma a exemplo do personal trainer, assim como as pessoas jurídicas onde contemplamos as academias, estúdios, boxes, escolinhas esportivas e demais áreas afins. O planejamento evita que estes não sejam pegos de surpresa no momento em que for iniciada a retomada gradual dos seus serviços e consequentemente da economia do nosso estado, tentando assim, garantir a manutenção de suas atividades fins, diminuindo os possíveis impactos não só aos empreendimentos, como aos empregados e profissionais autônomos, que encontram-se desprovidos de apoio e ou ajuda governamental.

Leia também: CREF12/PE formata documento com sugestões sanitárias para quando for autorizada a reabertura de academias e similares

Como órgão consultivo, fiscalizador e regulador da profissão e das atividades ligadas à Educação Física, nos colocamos totalmente à disposição das gestões municipais e estadual, a participar e a formatar, de forma conjunta, um plano de ação e cronograma para quando for decidida a retomada das atividades e a possível reabertura dos espaços públicos e privados, mesmo que esta aconteça de forma descentralizada e gradual, considerando inclusive que possamos buscar atender todas as demandas sanitárias e de legislação federal, estadual e municipal minimamente estruturadas por parte dos nossos registrados.

Nossa missão como Conselho Profissional é além de sugerir, normas e condutas, também zelar não só pela sociedade, mas pelos profissionais de educação física, academias, estúdios, boxes, escolinhas esportivas e espaços congêneres devidamente registrados, durante este momento tão adverso vivido não só no Brasil, mas no mundo. Entre as iniciativas do CREF12/PE relacionadas à pandemia, está um documento elaborado pelo conselho, com recomendações para, quando possível for, a reabertura desses espaços ser de maneira segura, garantindo à sociedade o acesso à prática regular das atividades físicas, conforme recomendações da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esportes (SBMEE). Assim, queremos que todos os envolvidos possam estar devidamente preparados para atender todas as normas de biossegurança sugeridas por órgãos, como a Organização Mundial de Saúde (OMS). Todo material está disponível no nosso site. Reforçamos ainda que estamos abertos ao diálogo para que, juntos, possamos enfrentar esta crise da forma mais equilibrada possível.