Manifestação #SomosEssencias consegue antecipação da reabertura de academias e similares

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Promessa do Governo é que os espaços possam reabrir entre 13 e 20 de julho

De acordo com os representantes da manifestação #SomosEssencias, O Secretário executivo da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Eduardo Figueiredo, prometeu a antecipação da reabertura das academias da fase 8 para a fase 6 do plano de reabertura econômica no Estado. A promessa traz a expectativa que os espaços possam reabrir entre os dias 13 ou 20 de julho. A manifestação realizada nesta quinta-feira (2), por Profissionais de Educação Física, proprietários de academias, espaços similares, alunos, estudantes de educação física cobrou a reabertura destes espaços, que promovem à manutenção e prevenção da saúde de toda sociedade.
O professor Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), detalha os pontos abordados na conversa com o secretário. “O governo nos prometeu que até a próxima quinta-feira, será anunciada a reabertura de academias e espaços similares para o próximo dia 13 ou 20 de julho, caso os números de infectados pela COVID-19 sigam o ritmo de queda no Estado,” destacou. Sobre os Profissionais de Educação Física que oferecem os serviços de eletroestimulação e pilates, que também estão impossibilitados de trabalhar em suas clínicas, mesmo com a liberação dos espaços já permitida no plano de reabertura econômica, segundo o presidente do CREF12/PE, o secretário se comprometeu em conversar com representantes da Secretária de Saúde e o comitê de crise criado para o enfrentamento da pandemia, e até a próxima terça-feira (7), devem ser apresentados os protocolos de segurança para retomada destes serviços em específico e também das academias e espaços afins.


A carreata promovida pelos Profissionais de Educação Física, proprietários de academias e alunos, sofreu alguns impedimentos no trajeto até a chegada ao Palácio do Campo das Princesas, foram realizados no percurso quatro bloqueios da CTTU e Polícia Militar de Pernambuco. Na chegada ao Palácio do Campo das Princesas, o presidente do Sindicato das Academias de Pernambuco (SINDAC-PE) Walter Leite, o diretor do SINDAC-PE Paulo Silveira, o presidente do CREF12/PE Lúcio Beltrão e o advogado do CREF12/PE Eric Almeida se reuniram com representantes do Governo de Pernambuco para expor os pontos de reivindicação do movimento intitulado #SomosEssenciais.

O CREF12/PE seguirá firme na defesa dos Profissionais de Educação Física e espaços destinados ao exercício. Pois entendemos que a prevenção, a manutenção da saúde e combate de diversas patologias passam pela qualidade da realização do exercício físico orientado e monitorado de perto por Profissionais de Educação Física.