II Seminário de Educação Física Escolar do CREF12/PE reúne diversos profissionais em Olinda

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

O II Seminário de Educação Física Escolar realizado pelo CREF12/PE, nessa sexta-feira (13/04), reuniu no Colégio de São Bento, em Olinda, gestores, coordenadores, professores e estudantes de Educação Física.

O evento que contou com 273 inscritos, teve como objetivo promover a interação entre os professores de Educação Física, proporcionando momentos de aprendizado, troca de experiências, novos conhecimentos e fomentando discussões sobre temas atuais e relevantes ligados à Educação Física e a sua intervenção.

A abertura do evento contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda, sendo composta em seguida a mesa diretora do evento, formada pela presidente do CREF12/PE, Nadja Harrop, pela representante da Câmara Municipal de Olinda, a vereadora Denise Almeida, pelo secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto Souza, pela representante do Prefeito de Olinda Lupércio Nascimento, Melissa Beha, pelo gerente da Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte, Glaydson Alves, pelo presidente da Comissão de Educação Física do CONFEF, Ricardo Catunda e pelo representante do Colégio de São Bento, Gilmar Santos, também conselheiro do CREF12/PE.

Em sua fala, o secretário de Educação Paulo Roberto Souza destacou a importância de eventos como esse que valorizem o professor de Educação Física, além de ressaltar a importância da iniciativa do CREF12/PE, pontos que também foram destacados pelos demais componentes da mesa diretora.

Ao longo de seu discurso, a presidente Nadja Harrop lembrou que Olinda é a primeira cidade de Pernambuco a ter uma lei que garante a oferta da disciplina Educação Física ministrada por professores licenciados em Educação Física e habilitados pelo Sistema CONFEF/CREFs, no âmbito da educação básica, tanto das escolas da rede pública municipal quanto das escolas da rede privada.

Ainda na abertura, a presidente Nadja Harrop recebeu o certificado de eficiência, uma homenagem da Câmara Municipal de Olinda entregue pela vereadora Denise Almeida, pela contribuição do CREF12/PE à Educação Física da cidade.

Ainda durante a manhã, o público assistiu às palestras do Prof. Ms. Saulo Fernandes, abordando o tema A Inclusão na Educação Física Escolar; do Prof. Dr. Ricardo Catunda, que abordou A Educação Física sob a Ótica da Base Nacional Comum Curricular e o Prof. Dr. Iberê Caldas, abordando o tema A Interface entre a Neurociência e a Atividade Física na Infância.

No turno da tarde foi ofertada a oficina A Educação Física sob a Ótica da Base Nacional Comum Curricular e sua aplicabilidade, ministrada pelo Prof. Ricardo Catunda, que reuniu os participantes na quadra do Colégio de São de Bento e mostrou na prática como os professores podem aplicar no cotidiano das aulas os preceitos trazidos na BNCC, a qual foi aprovada em 2017 para o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental.

Em 2015, foi realizada a primeira edição do Seminário, também no município de Olinda. Nessa segunda edição, além do município de Olinda também participaram representantes das cidades de Abreu e Lima, Araçoiaba, Caruaru, Goiana, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Paulista, Recife, e das Gerências Regionais de Educação Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Recife Norte e Recife Sul.

O evento foi realizado em parceria com o Conselho Federal de Educação Física, com a Prefeitura Municipal de Olinda, com a Secretaria de Educação de Olinda, com a Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte e com o Colégio de São Bento.

Simultaneamente ao evento, a unidade móvel de atendimento do CREF12/PE estava no local levando os serviços administrativos do Conselho aos Profissionais de Educação Física.