HISTÓRIA

A regulamentação da profissão foi um grande ganho para a Educação Física e, desde o início do processo que levou à regulamentação, Pernambuco esteve inserido nessa luta.

De novembro de 1998 a fevereiro de 1999 foi formado o grupo de estudo para colaborar na organização do Estatuto do CONFEF, com a colaboração especial dos profissionais: Luis Pinto Maia, Valdemar Vieira, Warlindo Carneiro, José Cesar, Celso Guimarães, Paulo Cabral.

Também em 1999 aconteceu a campanha nacional para instalação dos Conselhos Regionais de Educação Física, os CREFs, e a implantação do CREF Norte-Nordeste, com sede em Fortaleza. Essa implantação teve como colaboradores oito representantes de Pernambuco: Renato Medeiros, Valéria Sales, Nadja Harrop, Cesar Caldas, Luiz Carlos Laranjeiras, Gustavo Lucas da Silva, Nairton Sakur de Oliveira e Manoel da Cunha Costa.

Em 1999, formamos a 2ª Seccional Nordeste Pernambuco, vinculada ao CREF5, sob a presidência da Conselheira Valéria Sales, a qual era constituída por membros vinculados a diferentes segmentos de atuação profissional. São eles Edinilton Vasconcelos, Valéria Sales, Marcos Berenguer, Nadja Harrop, Janine Crasto, Fátima Holmes, Amara Araújo, Claudiomar Feitosa, Eliane Araújo, Martha Teles, Laurecy Santos, Rosângela Lindoso, Cesar Caldas, Manoel Costa, Gustavo Lucas, Luís Carlos Laranjeiras, Nairton Azevedo, Warlindo Carneiro, Antônio Maria, Claudio Barnabé, José Pinto Lapa e Rosa Idalina.

Ainda sob a presidência da Professora Valéria Sales, foi criada a 12ª Regional do Sistema CONFEF/CREFs, através da Resolução 61/2003 com a união dos Estados de Pernambuco e Alagoas, em novembro de 2003, quando contávamos com um total de 2000 profissionais registrados.

Posteriormente, os Conselheiros eleitos para o mandato 2008 a 2012 elegeram para presidir a Regional Pernambuco a Professora Nadja Harrop, que permaneceu na presidência até 2018.

Em 2017, foi criado o CREF19-AL com área de abrangência no estado de Alagoas e com isso o CREF12/PE-AL passou a ter abrangência apenas em Pernambuco e passou a se chamar CREF12/PE.

Em 2019, os conselheiros eleitos para o mandato de 2019 a 2024, juntos com os conselheiros remanescentes do mandato de 2016 a 2021, elegeram o Professor Lúcio Beltrão como presidente, para o triênio 2019/2021.

Em 2021, o Professor Lúcio Beltrão foi reeleito, por unanimidade, como presidente, para o triênio 2022/2024.

O processo de regulamentação da profissão de Educação Física tem sido um trabalho incessante e a consequência desse trabalho ininterrupto e incansável é que a sociedade passou a receber serviços de atividades físicas e esportivas com base na ética profissional.

Dentre as principais ações realizadas destacam-se as parcerias com a Vigilância Sanitária, o Ministério Público, a Polícia Civil, a Polícia Federal, o Corpo de Bombeiros, a Delegacia do Consumidor, o Corpo de Bombeiros, a Delegacia Regional do Trabalho, o PROCON, bem como a articulação com as Secretarias Estaduais, as Instituições de Ensino Superior e com todos os órgãos parceiros na regulação de atividades profissionais, sempre realizando um trabalho que construa uma rede institucional de proteção para que a sociedade possa usufruir de seu direito a uma vida ativa saudável, com qualidade e segurança.

Pautados por valores no cumprimento da missão institucional do CREF12/PE, conselheiros e funcionários trabalham para que a sociedade pernambucana exerçam o direito de receberem serviços de profissionais de Educação Física habilitados neste campo profissional, que abrange as áreas da Saúde, do Esporte e da Educação.