Prêmio Destaque do Ano - 2ª Edição

Votação pública de 1º à 15 de agosto.

Indicados da categoria “Profissional – Atuação Bacharelado (Região Metropolitana do Recife)”

Ameliane

Ameliane da Conceição Reubens Leonidio
CREF 003108-G/PE
Recife

Publicou este ano o livro: Corpo e práticas terapêuticas na saúde mental: reflexões para uma Educação Física antimanicomial. Livro inédito na Educação Física de Pernambuco. Ela é referência na área. É graduada em Educação Física pela ESEF/UPE (2008). Especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental – Universidade de Pernambuco/Faculdade de Ciências Médicas (2012). Mestre em Educação Física UPE/UFPB (2015). Doutoranda em Educação Física UPE/UFPB. Professora no Programa Academia da Cidade (PAC) da Secretaria de Saúde do Recife e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no Campus Cabo de Santo Agostinho.

Clarissa do Rêgo Barros Bello Costa
CREF 003438-G/PE
Recife

Atua há com iniciação e treinamento em ginástica artística, no estado de Pernambuco. A proposta é incentivar, fomentar e aperfeiçoar a prática da modalidade, através do aprendizado de movimentos específicos nos quatro aparelhos oficiais (salto, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo) e em aparelhos adaptados à iniciação infantil.

Através da prática da ginástica artística, busca oferecer às pequenas atletas a aquisição de maiores níveis de coordenação, agilidade, flexibilidade, força, equilíbrio, discernimento, disciplina e concentração. O objetivo técnico varia entre o simples aprendizado da modalidade como atividade esportiva regular e o aproveitamento do potencial físico e motor da criança que pode vir a se tornar uma atleta. Nossa maior missão, no entanto, consiste em respeitar os objetivos pessoais de cada ginasta, proporcionando satisfação e alegria em praticar ginástica.

Sócia proprietária e treinadora da Bello Salto Ginástica Artística. Graduada em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco. Ex-atleta de ginástica artística, com participação em competições estaduais, regionais e nacionais.

Carlos

Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso
CREF 002845-G/PE
Recife

Através do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão – GEquip da ESEF/UPE tem acompanhado e realizado eventos junto ao CREF12/PE neste ano de 2021.

O profissional tem se dedicado a educação física em no âmbito da pesquisa, extensão e grupos de pesquisa. Tem uma ampla experiência na captação de recursos para programas e projetos e tem atuado na formação de discentes no estado.

Doutor em Educação Física pela Universidade de Pernambuco – UPE (2019), Mestre em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – FADEUP reconhecido pela Universidade de São Paulo – USP (2010) e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – UPE e Líder do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão – GEquip ESEF/UPE.

Esta enquete não está mais aceitando votos

Profissional – Atuação Bacharelado (Região Metropolitana do Recife):
Indicados da categoria “Profissional – Atuação Bacharelado (Interior do estado)”
Clara

Clara Maria Nascimento Gomes
CREF 013529-G/PE
Caruaru

Uma grande capacidade de lidar com pessoas e treinos/ aulas exemplares. Muitos benefícios para a população . Profissional trabalhou em mais de 3 regiões do Brasil com futebol profissional levando o nome do interior de Pernambuco. Contribuiu muito para o bem estar e melhoria na saúde de diversas pessoas , sendo elas adultas ou crianças com ênfase em desenvolvimento de função motora das crianças . Incentivo constante a buscar saúde com práticas de atividades e exercícios físicos por meio de palestras, projetos e vídeos nas redes sociais e ações em ambientes de trabalho para estimular o exercício e reconhecer sua importância. Ela além de ser uma profissional educada ela não desiste dos alunos, se dedica até o fim.

Uma ótima profissional, com um ótimo domínio das aulas e umas ótima relação interpessoal. Por que é uma pessoa justa, que o desejo maior é ajudar o outro com sua profissão. Além dela se destacar em sua área, sendo ótima profissional , ela tem amor e dedicação pelo que faz. Através do trabalho dela, consegui ter hábitos saudáveis e buscar mais saúde. Reconhecendo sua importância e melhorando minha qualidade de vida. É uma profissional excelente.

A Profissional de Educação Física possui grande carisma, atenção com seus pacientes , além de ser muito responsável e empenhada em fazer com que eles obtenham resultados não somente visando a estética, mas, principalmente, visando a saúde e bem estar daqueles que ela acompanha . Com as crianças não é diferente , além do empenho em desenvolver as funções motoras de forma divertida . A forma que a profissional busca pessoas e ensina a importância de ter uma vida saudável.

Filipe Pitagoras Rodrigues Magalhaes
CREF 005233-G/PE
Petrolina

A inserção do profissional de educação física no contexto da saúde mental em plena pandemia, nesse caso numa comunidade terapêutica. Onde o mesmo criou e desenvolveu um programa de exercícios físicos adaptados ao dependente químico.

O profissional em questão fez um grande levantamento da literatura científica, e organizou um protocolo de atividades físicas e esportivas, para atender cidadãos em tratamento desse serviço de saúde mental juntamente com a equipe multidisciplinar responsável pelo atendimento dos pacientes. A partir da sua iniciativa, outros profissionais podem seguir o mesmo exemplo e preencher esses espaços em equipes multidisciplinares de atenção à Saúde Mental a usuários de álcool e outras drogas. Como também outro ponto que merece a indicação do Profissional Filipe Pitágoras é que o mesmo mostrou a partir do desenvolvimento de um protocolo de exercícios físicos adaptados, é possível sim profissionais de educação física atuarem de forma segura e significativa mesmo durante a pandemia e que a sua atuação em serviços de saúde mental também é imprescindível.

O profissional é pioneiro no sertão de Pernambuco no que tange a utilização do exercício físico como ferramenta que auxilia no tratamento da dependência química, o mesmo já tem uma publicação em revista científica com o título: O efeito de um programa multiesportivo adaptado sobre a qualidade de vida de dependentes de crack em tratamento, publicado em 2020, e apesar de todas as adversidades, o profissional Filipe Pitágoras tem prestado em 2021 esse importante serviço á educação física e sobretudo a sociedade sertaneja e pernambucana.

José

José Rogério Rocha Filho
CREF 009742-G/PE
Brejinho

Uma das grandes contribuições foi a forma de manter o grupo de idosas ativo, mesmo diante o cenário atual. O profissional buscou formas de conseguir atrair, manter e fortalecer os encontros na praça com as atividades corporais e ainda incluiu aulas temáticas para que elas pudessem desfrutar de momentos lúdicos. Em rodas de conversar procurou passar para o grupo a importância do cuidar da saúde e seus benefícios, assegurando-as de que era possível se manter atentas aos cuidados com a COVID-19 mas que era necessário continuar praticando as suas atividades também.

Pelo apresso, respeito, paciência, cumplicidade e pela persistência em manter o grupo firme e unido durante esses quatro anos em que ele esta a frente.

O trabalho que ele faz vai além do Polo Academia da Saúde. Aulas são realizadas em bairros da cidade onde o grupo procura mostrar aos moradores e a outros idosos a importância de manter-se ativos. Apresentações de dança também fazem parte dos encontros que são realizados de terça a quinta a partir das 17h. Essa inclusão da dança trouxe inúmeros benefícios as idosas porque foi uma maneira prazerosa que ele encontrou de se trabalhar a parte da timidez de algumas do grupo e delas se sentirem mais joviais. O grupo realiza viagens para outros estados (por conta da pandemia ano passado não viajaram), fazem doações para famílias carentes, em datas comemorativas costumam sempre realizar vídeos mostrando a força e dedicação que o grupo tem. Este ano houve a comemoração do carnaval, emancipação do município (São João) e estão se organizando para homenagear o nosso folclore em agosto. Vale informar que todos os protocolos de segurança são adotados e que o grupo mesmo diante o momento critico se mantem de pé.

Esta enquete não está mais aceitando votos

Profissional – Atuação Bacharelado (Interior do estado):

Indicados da categoria “Profissional – Atuação Licenciatura (Interior do estado)”

Elton

Elton Luan Silva
CREF 007751-G/PE
Bonito

Desenvolve um trabalho excepcional com a Educação Física no Colégio Interativo de Bonito, na construção de diversos textos didáticos para utilização como material didático para disciplina, visto que a mesma não possui livros. A ideia do texto foi um meio muito eficaz para trabalhar principalmente neste período de pandemia. Desde o ano de 2020 o professor vem trabalhando com este material, além disso, ele vem alimentando seu canal do YouTube com diversas atividades relacionadas às lutas, danças, jogos, esportes e a ginástica.

O relevante trabalho que ele vem construindo no colégio Interativo pode ser visto no YouTube: https://youtube.com/channel/UCrJb5ngbHkkEWT41eMnayag

Hailton

Hailton Santos De França
CREF 009631-G/PE
Condado

Contribui para formação motora e cognitiva de crianças e jovens através da Educação Física Escolar, utilizando uma metodologia construtivista. É um Profissional de Educação Física dedicado, atencioso e que busca diariamente as melhores abordagens para levar um conteúdo corporal e metodológico diferenciado e de qualidade para os alunos.

Nelson

Nelson Bezerra Lopes Filho
CREF 000935-G/PE
Bezerros

O professor Nelson é uma referência no município e região, sendo exemplo para diversos outros profissionais. Nelsinho, como é conhecido, iniciou ainda antes da regulamentação da profissão e mesmo com a possibilidade de atuação enquanto provisionado, foi um dos primeiros no município a fazer a graduação, indo diariamente até a cidade de Arcoverde fazer a graduação.

Esta enquete não está mais aceitando votos

Profissional – Atuação Licenciatura (Interior do estado):

Indicados da categoria “Profissional – Atuação Projeto Social (Região Metropolitana do Recife)”

Juliano

Juliano Cristiano Da Silva
CREF 007239-G/PE
Ipojuca

É fundador do projeto Aquariu’s, onde ensina crianças o esporte basquete, com objetivo de ajudar as pessoas através de atividades físicas. Tem contribuído consideravelmente na vida de cada criança e jovem, o que vem impactando de forma positiva as famílias ipojucanas, melhorando a perspectiva de cada um, conseguindo assim sonhar com um futuro melhor. Ele traz para Educação Física e para vida de muitas crianças, adolescente e até adultos um projeto lindo e social para a cidade e que se aperfeiçoa a cada treino. O projeto dá oportunidade aos jovens de acesso ao esporte (o basquete no caso). Apresenta melhoria na qualidade de vida de jovens da cidade. Sem retorno financeiro.

Natashy

Natashy Kelly Da Silva Melo
CREF 011000-G/PE
Recife

Inclusão social por meio do esporte paralímpico- goalball com destaque nacional. Desenvolve com maestria no âmbito social mediante utilização do esporte inclusivo alternativas para uma melhor qualidade de vida a pessoa com deficiência visual.

Sidcley

Sidcley Vieira Da Silva
CREF 008647-G/PE
Recife

Projeto social Shamah. Sidcley além de um excelente profissional está sempre envolvido com a promoção da atividade física, realizando atividades junto a projetos sociais assim como está sempre pronto a ajudar quem precisa, e sobretudo no que envolve a prática do exercício físico. Por ser um grande profissional competente, e responsável por difundir a educação física dentro do seu projeto social. Onde já está gerando frutos através da educação, socialização e inclusão. Apoio e incentivo às práticas de educação física, essenciais na manutenção da saúde, especialmente em época de pandemia. O profissional indicado faz um trabalho junto à comunidades carentes em projetos sociais atendendo atletas que não teriam condições de ter um acompanhamento técnico específico na área de educação física voltado a preparação física de atletas de alto rendimento e faz isso de uma forma gratuita e voluntária atendendo um grande número de atletas carentes. Trouxe suas habilidades profissionais com conhecimento em Cross preparo físico de atletas na área de artes marciais (jiu-jitsu).

Esta enquete não está mais aceitando votos

Profissional – Atuação Projeto Social (Região Metropolitana do Recife):

Indicados da categoria “Profissional – Atuação Projeto Social (Interior do estado)”

Dandara Raiza Mendes De Oliveira
CREF 012294-G/PE
Caruaru

O Movimente-se é um grupo de atividade física desenvolvido em parceria com a Residência Multiprofissional da ASCES-UNITA e a SMS de Caruaru. Criado em 2016 atende a comunidade carente dos bairros rendeiras, morada nova e são José e Serranópolis. Atualmente a PEF Dandara Oliveira lidera o grupo que conta com atendimento multidisciplinar. Durante a pandemia o grupo manteve-se ativo com aulas remotas e educação em saúde, smpre sobre a supervisão da PEF Dandara.

Marciano Pereira Barros
CREF 001608-G/PE
Petrolina

Professor na APA (Associação Petrolinense de Atletismo). Técnico de alto rendimento nível II pela IAAF. Técnico paralímpico pelo Comitê Paralímpico Brasileiro nível I. A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) é uma instituição sem fins lucrativos com caráter desportivo atuando com atletas dos segmentos Olímpicos e Paralímpicos na cidade de Petrolina. A missão da APA é Acolher com excelência atletas e paratletas oferecendo qualidade na prática do atletismo, aprimorando a excelência do esporte no Vale do São Francisco. A paratleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Samira Brito foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para a Seleção Brasileira que vai representar o país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão, em agosto.

Wilson

Wilson Silvestre da Costa Silva
CREF 006143-G/PE
Bodocó

O Profissional de Educação Física promoveu ações junto as escolas do município levando atividades recreativas e esportivas, através de projetos propostos sociais da secretaria de educação.

Esta enquete não está mais aceitando votos

Profissional – Atuação Projeto Social (Interior do estado):

Indicados da categoria “Pessoa Jurídica (Região Metropolitana do Recife)”

Active Fitness

Active Fitness
PJ-001116
Recife

A Active foi fundada em julho de 2007, no Bairro das Graças. A Active é feita sob medida para toda a família, pessoas de todas as idades, em busca de qualidade de vida. A missão é democratizar o acesso à atividade física de alto padrão. Por isso, todas as nossas unidades são estruturadas para atender as suas necessidades.

Instituto do Movimento
PJ-000859
Recife

TREINE. É com essa filosofia que o Instituto do Movimento trabalha o treinamento físico e a promoção da saúde e bem estar. O desafio do Instituto do Movimento é mudar a ideia de que frequentar uma academia é algo chato e repetitivo. A metodologia busca fazer com que as pessoas considerem o exercício físico algo fundamental em suas rotinas e que sintam falta quando não o pratiquem. Com variações de atividades diárias, cada aula é única, tornando a proposta mais interessante e dinâmica que as academias tradicionais. Não dá para prever. O suspense de como será a aula seguinte é o diferencial que mais encanta os alunos.

Com embasamentos científicos por trás de tudo que fazem, os Profissionais de Educação Física do Instituto do Movimento são especialistas em levar qualquer um ao seu potencial máximo, explorando todos os recursos e ambientes que a estrutura oferece. A garantia é de que o aluno vai se surpreender com os resultados e constatar que é possível, sim, sentir prazer em treinar.

Esta enquete não está mais aceitando votos

Pessoa Jurídica (Região Metropolitana do Recife):

Indicados da categoria “Pessoa Jurídica (Interior do estado)”

Academia Cultura Física
PJ-000134
Bezerros

A academia Cultura Física é uma da mais antigas do estado e a mais antiga da cidade de Bezerros em funcionamento. Vem expandindo seu trabalho em vários outros espaços e durante a pandemia foi uma das lideres municipais no movimento de retomada.

ASCES-UNITA

Academia Escola da ASCES-UNITA
PJ-000349
Caruaru

A Academia Escola da ASCES/UNITA atende ao publico em geral e manteve todos os protocolos durante a pandemia. O principal destaque é a atuação de Profissionais comprometidos com a população e com a formação dos estagiários do curso. Destaca-se também por atender pessoas com deficiência dos projetos de extensão da instituição. Várias instituições possuem academia escola, contudo poucas, são registradas no conselho.

We Academia Crossfit
PJ-001618
Petrolina

A WE é muito mais que um box de crossfit, é um complexo esportivo que tem como propósito mudar a vida das pessoas melhorando a saúde e criando o hábito de se exercitar através de um time que te motiva todos os dias ser sempre melhor que ontem e pior que amanhã. Oferecemos a todos uma experiência incrível de atividade física, socialização e espírito de comunidade.

É mais do que se exercitar, é um estilo de vida. Atuou fortemente na comunidade fitness fortalecendo o setor como um todo com ações que defendia os direitos da classe empreendedora. Participação em reuniões sindicais, manifestações de ruas, produção de material gráfico de divulgações da essencialidade do exercício, suporte na parte jurídica e estreitamento de relacionamento com outros conselhos e profissionais.

A WE | CROSSFIT PETROLINA é um box moderno de padrão internacional, pronto para receber confortavelmente todos os seus alunos. São mais de 650 metros quadrados com área de treinamento ampla, vestiários espaçosos, recepção, estacionamento privativo, em uma das melhores localizações da cidade, entre outras para atender de forma mais abrangente os seus alunos. Também tem como diferencial os seus profissionais. Os nossos treinadores são dos poucos credenciados na rede mundial CrossFit com títulos Level 1 e 2, além de outros certificados internacionais e nacionais de grande reconhecimento.

Esta enquete não está mais aceitando votos

Pessoa Jurídica (Interior do estado):

Indicados da categoria “Personalidade”

Deputado Estadual Gustavo Gouveia

O deputado estadual Gustavo Gouveia é autor dos PL 442/2019, 1756/2021 e 1757/2021 na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

O PL 442/2019 é para que os conteúdos curriculares da disciplina Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental (anos iniciais e finais) e Médio, em escolas públicas e privadas, sejam ministrados única e exclusivamente por Profissionais de Educação Física, licenciados em nível superior, registrados no conselho profissional.

O PL 1756/2021 institui diretrizes para o incentivo às atividades físicas. a proposta determina o incentivo a políticas, programas e projetos de estímulo a fim de melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, entre outras medidas.

O PL 1757/2021 reconhece os exercícios físicos e locais de prática como essenciais à população. Ao reconhecer essas práticas como essenciais, o PL 1757 propõe autorizá-las mesmo em crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais.

Roberta Arraes

Deputada Estadual Roberta Arraes

A Deputada é autora do PL nº 1772/2021 que garante meia-entrada a profissionais de educação física nos eventos que forem realizados em estabelecimentos públicos.

Wanderson Florêncio

Deputado Estadual Wanderson Florêncio

O deputado estadual Wanderson Florêncio tem sido um grande aliado da Educação Física. Fez inúmeros pronunciamentos e requerimentos a favor da profissão.

O deputado estadual Wanderson Florêncio participou, no dia 04 de março de 2021, no Marco Zero, junto com profissionais de educação física e representantes de academias de ginásticas de um protesto para que o trabalho da categoria seja incluídos entre os serviços essências durante combate à pandemia da Covid-19 em Pernambuco.

Autor de diversos requerimentos pela reabertura dos espaços destinados a prática de exercícios físicos e promoção da saúde.

Autor do requerimento pela inclusão dos Profissionais de Educação Física no grupo prioritário da vacina contra a Covid-19.

Voto de Aplausos na ALEPE pelos 2 anos da Nova Gestão do CREF12/PE.

Esta enquete não está mais aceitando votos

Personalidade:

Indicados da categoria “Imprensa/Veículo de Comunicação”

Blog do Silvinho

Blog do Silvinho

Criado no ano de 2017, o Blog do Silvinho, do jornalista Silvinho Silva é o blog de política que mais cresce em Pernambuco, com mais de 500 mil acessos mensais em todo estado. Trazendo informações quentíssimas sobre o mundo político de Pernambuco, o blog ocupa espaço entre os mais acessados do Estado e é leitura obrigatória de quem faz e gosta de política, no endereço https://blogdosilvinhosilva.blogspot.com

Nas eleições do CREF12/PE em 2018 o blog fez uma cobertura completa e detalhada, sem esconder nada. Através da informação jornalística independente e sem censura, com muita ética, o Blog do Silvinho leva à sociedade todo o trabalho do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco.

Portal Pinzón

Portal Pinzón

É um dos principais portais de notícias de Pernambuco. Sempre tem divulgado o eficiente trabalho do CREF12/PE em defesa da Educação Física e da sociedade. Fiscalizações, carreatas, passeatas, cobrança por quadras cobertas e melhores condições de trabalhos para os Profissionais de Educação Física. Parcerias com as Polícias Militar, Civil e Federal, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Procon, OAB, Vigilância Sanitária. Projetos de Lei no Congresso Nacional, Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores benéficos à Educação Física e à sociedade.

Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) – que engloba a TV Jornal Recife, TV Jornal Caruaru, Rádio Jornal Recife, Rádio Jornal Caruaru, Rádio Jornal Petrolina, Rádio Jornal Garanhuns, Rádio Jornal Pesqueira, Rádio Jornal Limoeiro, o Portal NE10 e o Jornal do Commercio – tem dado espaço ao trabalho do CREF12/PE em todos os veículos. O SJCC é um dos veículos que mais dá divulga as ações do CREF12/PE.

Esta enquete não está mais aceitando votos

Imprensa/Veículo de Comunicação: