Você está visualizando atualmente Operação Tio Chico do CREF12/PE interdita uma academia por funcionar sem Responsável Técnico em Petrolândia

Operação Tio Chico do CREF12/PE interdita uma academia por funcionar sem Responsável Técnico em Petrolândia

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Operação Tio Chico do CREF12/PE interdita uma academia por funcionar sem Responsável Técnico em Petrolândia

Entre os dias 12 e 17 de setembro, as equipes de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) realizaram a Operação Tio Chico, que aconteceu em 13 municípios próximos ao Rio São Francisco. O objetivo combater espaços clandestinos e exercício ilegal da profissão.

Durante a ação, 71 locais foram fiscalizados, sendo 45 academias, 19 escolas e sete partidas pelos Jogos Escolares de Pernambuco em Floresta. Também 72 pessoas fiscalizadas, destas 11 notificadas por exercício ilegal da profissão, uma academia interditada em Petrolândia por funcionar sem responsável técnico e sete locais tiveram as atividades suspensas por funcionar sem um Profissional de Educação Física e quatro escolas notificadas nos jogos escolares de Floresta por estarem sem profissional de Educação Física.

“O CREF12/PE trabalha incansavelmente para que à sociedade tenha um serviço de qualidade sendo prestado na área da atividade física. Quem souber de alguma irregularidade pode realizar denúncia em nosso Departamento que iremos averiguar”, ressalta o chefe de Fiscalização do CREF12/PE, Marcelo Santos (CREF 005785-G/PE).

“A condição para o exercício da profissão de Educação Física, independente do campo de atuação (escola, academia, hospital, esportes, etc), é a regularidade junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF). Não basta ser ex-atleta ou ser formado em educação física, por exemplo. É indispensável estar regular junto ao CREF. Portanto, é imprescindível formação acadêmica em IES (Instituição de Ensino Superior) regular junto ao MEC e claro o registro no Conselho. Quem trabalha com Educação Física sem estar regular junto ao CREF responde criminalmente” explica o advogado e presidente do CREF de Pernambuco, Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE) ”.

A fiscalização do CREF12/PE aconteceu nos municípios de Floresta, Belém do São Francisco, Itacuruba, Ibimirim, Águas Belas, Carnaíba, Inajá, Itaíba, Jatobá, Manari, Petrolândia, Saloá e Tacaratu.

A atuação do CREF12/PE no combate aos espaços clandestinos e às pessoas que exercem a profissão sem formação superior e sem registro profissional junto ao Conselho garante um serviço de qualidade nos espaços que oferecem atividades físicas e também pode-se evitar acidentes ou até mortes dependendo do treino realizado com pessoas leigas.

Por isso é tão importante que as pessoas também denunciem e ajudem o CREF12/PE nesse trabalho. O CREF12/PE dispõe de três canais para denúncias: pelo telefone/Whtasapp: (81) 9 8877 6678, ou e-mail: fiscalizacao@cref12.org.br ou no cref12.org.br/denuncia/.