Você está visualizando atualmente <strong>Operação intensiva “De Olho no Agreste’ do CREF12/PE interdita duas academias em Caruaru, no Agreste pernambucano</strong>

Operação intensiva “De Olho no Agreste’ do CREF12/PE interdita duas academias em Caruaru, no Agreste pernambucano

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Operação intensiva “De Olho no Agreste’ do CREF12/PE interdita duas academias em Caruaru, no Agreste pernambucano

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) realizou a operação intensiva ‘De Olho no Agreste’ nas academias do Agreste pernambucano, entre os dias 22 e 24 de março.

A ação do CREF12/PE teve como objetivo fiscalizar as academias da região, verificando se elas estão em conformidade com as normas e regulamentos relacionados à prática de atividades físicas. É uma medida importante para garantir a segurança e a saúde dos frequentadores das academias.

A Operação Intensiva ‘De Olho no Agreste’ do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco cobriu um total de 12 municípios na região do Agreste pernambucano. Esses municípios são: Vitória de Santo Antão, Gravatá, Bezerros, Panelas, Cupira, Agrestina, Brejo da Madre de Deus, Vertentes, São Caetano, Sairé, Toritama e Caruaru

Durante a ação, duas academias em Caruaru foram interditadas. Uma delas estava localizada no bairro de Santa Rosa e a outra na Boa Vista, ambas em Caruaru. Essas academias estavam funcionando sem responsável técnico, o que é uma infração às normas e regulamentos do CREF12/PE. Além disso, as equipes do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE percorreram outros bairros de Caruaru: Maurício de Nassau, Xique-Xique, Santa Rosa, Salgado e Vassoural.

“ Em Caruaru, as academias que foram interditadas durante a ação só poderão reabrir após a regularização junto ao CREF12/PE. Isso significa que cada uma dessas academias deverá escolher um Responsável Técnico para ficar responsável pelas atividades”, explicou o chefe de Fiscalização do Conselho, Marcelo Santos (CREF 005784 –G/PE).

 “A condição para o exercício da profissão de Educação Física, independente do campo de atuação (escola, academia, hospital, esportes), é a regularidade junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF). Não basta ser ex-atleta ou ser formado em Educação Física, por exemplo. É indispensável estar regular junto ao CREF. Portanto, é imprescindível formação acadêmica em IES (Instituição de Ensino Superior) regular junto ao MEC e, claro, o registro no Conselho. Quem trabalha com Educação Física sem estar regular junto ao CREF responde criminalmente”, explica o advogado e presidente do CREF de Pernambuco, Lúcio Beltrão (CREF 003574 –G/PE).

O CREF12/PE segue empenhado em combater o exercício ilegal da profissão e as academias clandestinas e por isso disponibiliza diversos meios para que os cidadãos possam realizar denúncias.

Entre os meios disponíveis, estão o telefone/WhatsApp (81) 9 8877 6678, o e-mail fiscalizacao@cref12.org.br e o site cref12.org.br/denuncia/. É importante destacar que o CREF12/PE garante o sigilo das denúncias, o que significa que os denunciantes não precisam se preocupar com eventuais represálias ou retaliações.

Essa iniciativa do CREF12/PE é fundamental para garantir que os Profissionais de Educação Física estejam exercendo suas atividades de forma regular e que as academias estejam cumprindo as normas e regulamentos. Além disso, a fiscalização contribui para a promoção da saúde e da segurança das pessoas que frequentam esses estabelecimentos.

Dados da Operação Intensiva ‘ De Olho no Agreste”:

-32 Denúncias averiguadas

-12 Municípios visitados

-8 Pessoas notificadas por exercício ilegal da profissão

-6 Infrações de profissionais

-2 Notificações de academias clandestinas

-31 Locais fiscalizados.