Você está visualizando atualmente CREF12/PE cobra mais orçamento para o esporte pernambucano durante audiência pública na Alepe

CREF12/PE cobra mais orçamento para o esporte pernambucano durante audiência pública na Alepe

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

CREF12/PE cobra mais orçamento para o esporte pernambucano durante audiência pública na Alepe

O presidente do CREF12/PE Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), a 1ª vice-presidente Nillúzia Arruda (CREF 004223-G/PE) conselheiro e professor da Universidade Federal de Pernambuco Dr. Henrique Gerson Kohl “Tchê” (CREF 002132-G/PE) e o conselheiro Edygar Santos (CREF 006040-G/PE) participaram de uma audiência pública para discutir “Políticas Públicas para os Esportes”, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), nesta quinta-feira (11).
Idealizado pelo CREF12/PE e promovido pela Comissão de Esporte e Lazer, a audiência teve como foco garantir o acesso de quem faz o esporte em Pernambuco ao dinheiro destinado ao setor, além de discussão de projetos de lei benéficos à categoria.

A mesa foi formada pelo presidente do Conselho Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), pelo conselheiro e professor da Universidade Federal de Pernambuco Dr. Henrique Gerson Kohl “Tchê” (CREF 002132-G/PE), além do deputado João Paulo Costa, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e vice-presidente da Comissão de Esporte e Lazer e pelo conselheiro do CREF12/PE Prof. Luciano Leonidio (CREF 003047-G/PE), secretário executivo de esportes de Pernambuco.


“ A audiência oportunizou um ambiente democrático, ético, dialógico, de podermos coletivamente olharmos por trás de um cenário. Um olhar em perspectiva, que considera processos, nos avanços e nas dificuldades e podendo fazer encaminhamentos propositivos para avançarmos nas questões da Educação Física e dos esportes”, disse o conselheiro e professor da Universidade Federal de Pernambuco Dr. Henrique Gerson Kohl “Tchê” (CREF 002132-G/PE).

“Precisamos de políticas públicas específicas e transversais. É preciso entender a Educação Física como aliada nas diversas políticas públicas de esportes, saúde, educação, lazer, turismo, ressocialização, juventude, segurança pública, emprego, entre outras áreas. É imprescindível estimular pessoas e sociedades ativas, criar espaços ativos, fortalecer a Educação Física escolar; garantir, no mínimo, três aulas semanais de educação física, por turma, em toda a educação básica ministradas por Profissional de Educação Física regular junto ao CREF desde a educação infantil, passando pelos anos iniciais até o ensino médio. Garantir a carga horária de treinamento; quadras cobertas em todas as escolas; boas condições de trabalho para os profissionais; desenvolvimento e massificação da prática esportiva, através de parcerias entre faculdades, clubes, federações, CREF, poder público e privado. Além disso, interiorizar as ações e investimentos, com bons equipamentos a exemplo do Parque Santos Dumont e Geraldão em todas as mesorregiões pernambucanas. Investimento e ampliação em programas como Bolsa Atleta, Bolsa Técnico, Time PE, passaporte esportivo, Jogos Escolares. É preciso promover intercâmbios e capacitações de técnicos, árbitros, gestores e Profissionais de Educação Física da rede pública e privada. Estimular atletas e ex-atletas a fazerem curso superior, através de bolsas em faculdade; ampliação constante do orçamento para o esporte” enfatizou Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), presidente do Conselho.


Ainda segundo Lúcio Beltrão, o estado de Pernambuco tem R$ 43 bilhões para o orçamento deste ano e apenas R$ 25 milhões destinado ao esporte, considerado um valor muito baixo.


“Por isso é preciso criar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento e avanço do esporte, com investimento na construção de uma cultura esportiva, capacitação para as pessoas, infraestrutura, tecnologia, centros de treinamentos nas principais cidades, políticas públicas transversais e resolutivas. As verbas precisam ser bem empregadas, que seja oferecida à população educação olímpica, que os Profissionais de Educação Física e esporte sejam valorizados, que tenhamos debates constantes sobre políticas esportivas e, claro, que o esporte possa avançar continuamente com transparência e governança”.


Também estiveram presentes no auditório Sérgio Guerra da ALEPE: representantes do Governo do Estado, prefeituras, federações esportivas, clubes, associações, forças armadas, instituições de ensino superior, atletas, ex-atletas, pais de atletas, técnicos, árbitros, associações de moradores, comunidades e da sociedade civil.