Você está visualizando atualmente Dia Mundial da Atividade Física: Como incorporar a Atividade Física na rotina do dia a dia
Multiracial group of runners running in an park with plants. Focus on caucasian man with prosthetic leg and african american woman.

Dia Mundial da Atividade Física: Como incorporar a Atividade Física na rotina do dia a dia

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Neste sábado, 6 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física. A data é fundamental para refletir sobre a importância do movimento para a saúde e o bem-estar. O exercício físico pode ser qualquer tipo de movimento corporal que resulta em gasto energético, o que inclui afazeres do dia a dia, como: caminhar para o trabalho, subir escadas e até fazer trabalhos domésticos.

A prática regular de exercícios físicos traz uma série de benefícios para o corpo e a mente. De acordo com o Profissional de Educação Física e Presidente do CREF12/PE, Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), não é necessário se tornar um atleta profissional para colher os frutos dessa prática. Mesmo atividades simples, como caminhar, nadar, pedalar ou dançar, podem trazer grandes melhorias para a saúde.

“Você pode começar devagar, mas sempre com a supervisão de um Profissional de Educação Física. Não se pressione a alcançar grandes resultados imediatamente. Comece com atividades leves e vá aumentando gradualmente a intensidade e a duração dos exercícios. É essencial encontrar uma atividade física que seja prazerosa para manter a motivação a longo prazo. Experimente diferentes modalidades até encontrar aquela que mais lhe agrada”, explica Lúcio.

Estabelecer metas realistas é fundamental para atingir as metas. Isso ajuda a manter o foco e a acompanhar o progresso ao longo do tempo. Priorizar a consistência contribui para alcançar os objetivos. É melhor fazer exercícios regularmente, mesmo que em menor intensidade, do que se esforçar muito em apenas algumas ocasiões e depois desistir.

Ainda de acordo com Lúcio Beltrão, a prática regular de atividade física não apenas fortalece o corpo, mas também tem um impacto significativo na saúde mental. “O exercício físico pode aumentar a autoestima e a sensação de bem-estar geral. Ao incorporar exercícios em sua rotina diária, você está investindo não apenas em sua saúde física, mas também em sua saúde mental e emocional, promovendo assim um estilo de vida mais equilibrado e gratificante”, enfatiza o Profissional.

Confira algumas dicas do Presidente do Conselho Regional de Educação Física:

1 – Priorize o lazer ativo: pedalar, correr, nadar, esportes individuais ou coletivos. Brincadeiras com filhos, netos, sobrinhos ou amigos.

2 – Troque o elevador pela escada. A depender de sua resistência, suba ou desça escadas um ou dois andares.

3 – Troque o veículo: carro, moto, ônibus ou metrô pela bicicleta. Você contribui no mínimo com a mobilidade, com o meio ambiente e claro  com a sua saúde.

4 – Faça caminhadas, inclusive para ir à padaria, na farmácia, feira, entre outros locais.

5 – Comece a praticar exercícios físicos regularmente.  Matricule-se na academia.  Contrate um Personal Trainer. Um Profissional de Educação Física é essencial para elaborar um treino exclusivo para as suas necessidades e objetivos. Escolha algo que você goste.