Você está visualizando atualmente CREF12/PE apoia as campanhas Março Lilás e Março Amarelo

CREF12/PE apoia as campanhas Março Lilás e Março Amarelo

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

No mês de março acontecem duas campanhas essenciais voltadas para a saúde da mulher: Março Lilás, dedicado à prevenção do câncer de colo do útero, e o Março Amarelo, dedicado à conscientização da Endometriose.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é a quarta maior causa de morte de mulheres pela doença no Brasil. Ela é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV).

Já a endometriose atinge cerca de seis milhões de mulheres no Brasil segundo dados da Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva. Quando o endométrio, tecido interno do útero, é encontrado em outras regiões que não a de origem, causa dores que podem interferir no dia a dia e também pode tornar-se uma barreira para quem deseja engravidar, senão tratada devidamente.

O CREF12/PE ressalta a importância das mulheres terem hábitos saudáveis, fazer exercício físico, ter uma alimentação adequada e também manterem uma rotina frequente de consultas com o (a) ginecologista e a fazer exames preventivos. A conscientização e a prevenção são as principais armas contra essas doenças. Por isso, é essencial que haja uma disseminação de informações sobre a importância da saúde feminina e da realização de exames periódicos. Só assim será possível garantir uma melhor qualidade de vida e bem-estar para todas as mulheres.