Presidente do CREF12/PE-AL recebe honraria na Câmara dos Deputados

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

 

Na terça-feira, 13 de dezembro, a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promoveu a 2ª edição da Honraria Manoel José Gomes Tubino, na Atividade Física, em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano e com o Conselho Federal de Educação Física.

A honraria tem por objetivo reconhecer o papel relevante desempenhado pelos Profissionais de Educação Física em nossa sociedade, na promoção da saúde, cidadania e melhor qualidade de vida das pessoas.
Foram homenageados 39 Profissionais de Educação Física que tiveram destaque ao longo do ano de 2016, conforme indicações dos membros da Comissão do Esporte, que tem como presidente o deputado Cesár Halum (PRB-TO), em atendimento ao Requerimento nº 129/16, de autoria do Deputado Evandro Roman, presidente da referida Frente Parlamentar, e subscrito pelo Deputado João Derly, também integrante da Frente.
Dentre os homenageados de 2016 está a presidente do CREF12/PE-AL, Prof. Nadja Harrop, que recebeu a honraria pelo trabalho que vem desempenhando como presidente do CREF12/PE-AL e pela sua história de dedicação à Educação Física e ao esporte.
Participaram da solenidade, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ex-presidente da Frente, deputado André Figueiredo (PDT-CE), o ex-ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB-SP), vários parlamentares, Profissionais de Educação Física, membros do Sistema CONFEF/CREFs e representantes do desporto nacional.

 

Sobre a honraria

 

A escolha do nome da Honraria é uma homenagem e reconhecimento ao trabalho do Prof. Manoel José Gomes Tubino, primeiro brasileiro a presidir a FIEP – Federação Internacional de Educação Física. Atuou como preparador físico de voleibol, trabalho que lhe rendeu o ingresso na Seleção Brasileira, quando viria a conquistar diversos títulos.
Desenvolveu processos de metodologias científicas do treinamento desportivo com pesquisas e aplicações práticas, tornando-se referência no país. Dedicou mais de 40 anos a Educação Física e considerava o esporte um dos fenômenos socioculturais mais importantes desde o final do século XX, e o confere características interdisciplinares de extrema importância para humanidade, como saúde, educação, turismo, entre outros.