I FÓRUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR REALIZADO PELO CREF12/PE REUNIU SECRETÁRIOS, GESTORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Com o tema A Nova Base Nacional Comum Curricular, o I Fórum de Educação Física Escolar/2017 realizado pelo CREF12/PE, reuniu diversos profissionais da educação, ao longo da sexta-feira, 26/05, no Marante Plaza Hotel, no Recife.
O Fórum trouxe como palestrantes os conselheiros do Conselho Federal de Educação Física, Prof. Dr. Ricardo Catunda, presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF, e a Prof. Me. Elisabete Laurindo, que atua na área das políticas públicas voltadas à educação.

Durante a solenidade de abertura, a presidente do CREF12/PE, Prof. Nadja Harrop, falou sobre a importância dos gestores públicos compreenderem e valorizarem a Educação Física Escolar, e citou como exemplos as iniciativas das Prefeituras de Bezerros, que em 2015 emitiu a Portaria Nº33, garantindo a presença do Professor de Educação Física nas aulas da disciplina em toda a rede municipal, e como Olinda que em 2016 sancionou a Lei nº 5980/2016 que garantem nas aulas de Educação Física da rede pública e privada de ensino, a presença do professor de Educação Física licenciado e habilitado pelo Sistema CONFEF/CREFs.

Palestra do Professor Ricardo Catunda

Após a abertura, o público formado por secretários municipais, gestores públicos, gerentes e técnicos de educação, coordenadores e professores de graduações, professores do Ensino Fundamental e Médio e Conselheiros que assistiram às palestras Panorama atual da Educação Física Escolar, com o Prof. Dr. Ricardo Catunda e Fundamentos Pedagógicos e Estrutura Geral da Base Nacional Comum Curricular: Novos Desafios, com a Prof.ª Me. Elisabete Laurindo de Souza. Na parte da tarde, as apresentações foram O Valor Educativo da Educação Física como Parâmetro de Legitimação na Escola, com o Prof. Dr. Ricardo Catunda e Articulação entre Instituições Formadoras, Gestores Públicos e Unidades de Ensino: Motivação para Novas Práticas Pedagógicas Interdisciplinares Coletivas, com a Prof.ª Me. Elisabete Laurindo de Souza.

Palestra da Professora Elisabete Laurindo

 

Os convidados para o evento receberam ainda o livro Recomendações Para A Educação Física Escolar, autografado pelos palestrantes que são também autores da publicação.
Com a realização do evento, o CREF12/PE teve como principal objetivo promover o debate entre os gestores das políticas educacionais voltadas à Educação Física Escolar, proporcionando uma reflexão sobre os desafios atuais encontrados na área de formação, da gestão e da intervenção profissional, viabilizando a aplicabilidade das práticas discutidas no encontro.

 

A Presidente Nadja Harrop com o Secretário de Educação e o Gerente de Esportes da cidade de Bezerros, Claudemir Venceslau e Edvonaldo Alexandre.