Na prefeitura de Olinda, CREF12/PE discute parcerias para realização de eventos e capacitação dos profissionais de Educação Física

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura
Marcos Magalhães, Paulo Roberto Souza, Denise Almeida, Professor Lupércio, Nadja Harrop, Márcio Botelho e Marcelo Gonçalves

Na manhã da quarta-feira, 27/09, o CREF12/PE esteve na Prefeitura de Olinda, reunido com o prefeito do município, Lupércio Nascimento, conhecido como “Professor Lupércio”, com o vice-prefeito, Márcio Botelho e com o secretário de Educação Paulo Roberto Souza, conversando sobre a realização de eventos que visam a capacitação dos professores de Educação Física do município, a exemplo de 2015, quando o Conselho realizou o I Seminário de Educação Física e Esporte Escolar, em parceria com a Secretaria de Educação.

A reunião foi articulada pela vereadora do município, Denise Almeida, que propôs ao CREF12/PE a realização do II Seminário, no primeiro semestre de 2018. O evento será gratuito, com oficinas e palestras na área da Educação Física, Desporto e Saúde, direcionado para os professores da rede de ensino municipal, estadual, particular e para profissionais de Educação Física em geral.

Também esteve presente na reunião o vereador Marcelo Gonçalves, que é profissional de Educação Física e também se colocou à disposição para contribuir e promover ações em prol da Educação Física no município.

Olinda, em 2016, foi a primeira cidade de Pernambuco a sancionar uma lei (Lei 5980/2016) que garante a presença do professor de Educação Física licenciado nas aulas da disciplina, seja na rede de ensino municipal ou privada. A publicação da lei ocorreu após diversas reuniões do CREF12/PE na Câmara de Vereadores e da realização de audiência pública que discutiu o tema.

Representando o CREF12/PE durante a reunião estiveram a presidente Nadja Harrop e a vice-presidente Carolina Maciel. A presidente ressaltou a importância da Lei 5980/2016 para a Educação Física do município, ressaltando que outras cidades deveriam seguir o exemplo de Olinda.

A presidente explicou ainda sobre a obrigatoriedade de registro para atuação profissional em qualquer dos campos de intervenção, e as diferenças entre a atuação do licenciado e do bacharel em Educação Física.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, parabenizou o Conselho pela sua atuação e colocou a prefeitura à disposição para colaborar com o que for necessário para melhorar a qualidade de vida da população.

O secretário de Educação, Paulo Roberto Souza ressaltou a importância do trabalho do CREF12/PE no que se refere ao resgate do verdadeiro papel do professor de Educação Física dentro da escola.

Além do II Seminário, o Conselho também propôs a realização de ações de saúde nas escolas do município, como uma forma de incentivar os jovens a cuidarem da saúde e praticarem atividades físicas de forma regular.