Programa Gestão em Ação visita municípios de Limoeiro e Surubim

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Durante os dias 30 e 31 de outubro, o CREF12/PE esteve nos municípios de Limoeiro e Surubim, Agreste de Pernambuco, promovendo o programa Gestão em Ação, que tem como objetivo se reunir com autoridades e gestores públicos ligados à educação, à saúde e ao esporte para traçar estratégias que valorizem a Educação Física e garantam a qualidade na prestação dos serviços à sociedade.

No dia 30, em Limoeiro, a presidente Nadja Harrop, a conselheira Suely Morais e a chefe de fiscalização Rosângela Albuquerque estiveram na Gerência Regional de Educação (GRE Vale do Capibaribe), onde se reuniram com a gestora Edjane Ribeiro, com o técnico de Educação Física Ricardo Aquino, com a coordenadora geral dos anos finais, Telma Medeiros e com a coordenadora das escolas integrais Morgana Ferreira.

Na ocasião, a presidente Nadja Harrop relatou as denúncias que o Conselho recebe acerca de professores de outras disciplinas ministrando as aulas de Educação Física em detrimento dos professores aprovados no concurso de 2016 e que ainda não foram chamados pelo Governo do Estado.

A gestora Edjane Ribeiro afirmou que na regional não há professores de outras disciplinas ministrando aulas de Educação Física, e que “um dos grandes trabalhos dessa GRE foi colocar cada professor para ministrar sua disciplina de formação, pois isso dá qualidade ao ensino dos estudantes”.

O Conselho alertou, ainda, sobre a obrigatoriedade de ofertar a disciplina Educação Física em toda a Educação Básica, conforme trata a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB), além de sugerir uma forma de ofertar aulas de treinamento nas escolas integrais, garantindo ao aluno da escola pública o acesso ao esporte, onde fosse ofertada uma modalidade específica e os estudantes da regional possam escolher de qual participar.

Ainda em Limoeiro, o CREF12/PE esteve na Secretaria de Educação, na qual esteve reunido com o secretário Luiz Gonzaga, com a secretária executiva Rosângela Costa, com a diretora de planejamento Aurenize Bezerra e com o diretor de esportes Gimerson Fragoso.

O secretário informou que o município conta com 26 escolas e que todas tem aulas de Educação Física do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e que a secretaria tem a pretensão de expandir as aulas também para a Educação Infantil.

A presidente Nadja Harrop alertou sobre a obrigatoriedade de todas as aulas de Educação Física serem ministradas por professores de Educação Física.

O secretário Luiz Gonzaga afirmou também que há previsão de que seja realizado um concurso público em 2018, tendo em vista que o último foi realizado há cinco anos.

Na Secretaria de Saúde de Limoeiro, o Conselho foi recebido pelo secretário Vitor Flávio Siqueira e pela diretora de planejamento Rejane Alves.

O município tem atualmente profissionais de Educação Física atuando na Academia da Cidade e Academia da Saúde, nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e no Programa Saúde na Escola.

O CREF12/PE também solicitou à Secretaria de Saúde o auxílio da Vigilância Sanitária as ações de fiscalização conjunta nas academias do município.

Em Surubim, o Conselho promoveu uma palestra no Centro Cultural José Nivaldo, para cerca de 50 profissionais e estudantes de Educação Física, com o tema Panorama Atual da Formação em Educação Física, ministrada pela presidente Nadja Harrop e Áreas de Intervenção do Profissional de Educação Física, com a chefe de fiscalização Rosângela Albuquerque.

Na ocasião, também foram esclarecidas dúvidas relacionadas a atuação profissional e ao trabalho do Sistema CONFEF/CREFs.

Ainda em Surubim, o Conselho esteve na Secretária de Juventude e Esporte, reunido com a secretária da pasta Fernanda Leal e com o secretário executivo de esportes, Hilário de Oliveira.

A secretária informou a necessidade da realização de concurso para atender a demanda da Prefeitura, tendo em vista que a cidade foi contemplada com o programa Segundo Tempo, e para atuar nele serão necessários 3 profissionais de Educação Física.

Em todos os locais visitados, o CREF12/PE solicitará através de ofício a relação de profissionais de Educação Física e suas respectivas lotações, além de oferecer a parceria para a realização de cursos de capacitação, dialogando também sobre o projeto de Boas Práticas, que publicará em 2018 os anais contendo as experiências exitosas dos profissionais. Para isso, será nomeada uma comissão e lançada uma portaria com todo o regulamento para que sejam selecionados os trabalhos.