CREF12/PE realiza I Encontro Norte e Nordeste das Comissões de Ética Profissional

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

De 17 a 19 de novembro, o Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco realizou o I Encontro Norte e Nordeste das Comissões de Ética Profissional, que reuniu no Recife presidentes de CREFs, presidentes e membros das Comissões de Ética, conselheiros, assessores jurídicos, funcionários dos Conselhos dessas regiões e a presidente da Comissão de Ética do CONFEF, Valéria Sales.

Durante a abertura, na sexta-feira (17/11), o Conselheiro Federal e membro da Comissão de Ética do CONFEF, Ângelo Vargas, ministrou para os participantes a palestra com o tema Aspectos Éticos e Implicações Jurídicas no Exercício Profissional em Educação Física.

No sábado (18/11), a primeira palestra do dia foi ministrada pelo Conselheiro do CREF2/RS, Celso Cardoso, e teve como tema Vulnerabilidade e Hipossuficiência à Luz do Ônus da Prova. Ainda no sábado, foi ministrado minicurso de Defensor Dativo, ministrado pelo presidente da Comissão de Ética do CREF12/PE, Jorge Araújo, além de ser realizada um amplo debate que resultou em propostas a serem inseridas no Código Processual de Ética.

No domingo (19/11), a palestra foi sobre Instrução de Nivelamento de Autuação de Processos Éticos Disciplinares, também com o presidente da CEP do CREF12/PE, Jorge Araújo, e realizada a consolidação da proposta do acima referida, sobre o Código Processual de Ética, com encaminhamento da Carta do Recife/PE ao CONFEF, a qual foi elaborada pelos presentes no evento.

Além da presidente do CREF12/PE, Nadja Harrop, também estiveram presentes os presidentes Jean Carlo Azevedo (CREF8/AM-RR-RO-AC), Paulo César Vieira (CREF13/BA), Francisco Borges (CREF16/RN), Cristiano Miranda (CREF18/AP-PA), Carlos Eduardo Oliveira (CREF19/AL), representando o presidente do CREF5/CE, Jorge Henrique Monteiro, esteve o presidente da Comissão de Ética, Ralciney Barbosa, e representando o presidente do CREF20/SE, Gilson Dória, esteve o membro da Comissão de Ética, Raniel Pereira.

O evento realizado com o objetivo de discutir entre os CREFs do Norte e Nordeste as questões éticas relacionadas à profissão de Educação Física tendo em vista a realidade dessas duas regiões do país.

Para a presidente Nadja Harrop, “Encontros como esse são de grande relevância por propiciarem que as questões sejam discutidas a nível regional antes de serem emanadas a nível nacional, para que assim, o Sistema CONFEF/CREFs conheça as peculiaridades dos problemas encontrados nessas regiões, mas também aprecie as soluções apontadas por nós.