CREF12/PE realizada ações institucionais em Caruaru

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Durante os dias 28 e 29/11, o CREF12/PE esteve no município de Caruaru, Agreste de Pernambuco, promovendo o programa Gestão em Ação, o qual tem por objetivo se reunir com autoridades e gestores públicos ligados à educação, à saúde e ao esporte com o propósito de dialogar sobre a inserção e a intervenção do profissional de Educação Física, de forma a valorizar a profissão e garantir à sociedade a segurança e a qualidade dos serviços prestados nessas áreas.

Na terça-feira (28/11), o Conselho esteve na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), reunido com o coordenador da Câmara Setorial das Academias de Ginásticas da ACIC, o profissional Adson Leonel e com mais 11 representantes de academias de Caruaru.

Na ocasião, os representantes de academia fizeram perguntas ao Conselho acerca de questões que envolvem o exercício profissional, o estágio e o funcionamento das academias, além de expor a preocupação com a exigência do PROCON de que os equipamentos das academias exponham os exercícios que podem ser realizados, o que para eles induz à prática sem orientação.

O CREF12/PE também esteve na Gerência Regional de Educação do Agreste Centro Norte, reunido com a gestora Bettjane Silva e com a técnica de Educação Física Ana Mineiro.

Durante o encontro, a gestora informou que não há professores de outras disciplinas ministrando as aulas de Educação Física na Regional. A gestora também informou que nas escolas que funcionam apenas durante um turno são ofertadas duas aulas semanais de Educação Física, além do treinamento desportivo. Já nas escolas integrais são ofertadas duas aulas dentro do horário regular do aluno.

A presidente também informou sobre projeto Boas Práticas, que o CREF12/PE desenvolverá em 2018, contendo as experiências exitosas dos profissionais de Educação Física, o que culminara com a publicação de um livro contendo essas experiências, o qual será patrocinado pela Casa da Educação Física, de Minas Gerais, além da proposta de parceria para realização de capacitações na Regional.

Ainda no dia 29/11, o Conselho esteve na Procuradoria Federal do Trabalho, com o procurador Dr. José Adilson Pereira, realizando denúncias referentes ao exercício profissional e ao estágio irregular.

A noite, o CREF12/PE realizou palestra na DeVry UNIFAVIP, sobre o Panorama Atual da Formação em Educação Física (Nadja Harrop) e o Sistema CONFEF/CREFs (Rosângela Albuquerque). Estiveram presentes os estudantes de Bacharelado dos 2º, 4º e 5º períodos, além do coordenador Pedro Neves. Após a palestra, os estudantes puderam retirar suas dúvidas acerca do exercício profissional e do estágio em Educação Física.

Na quarta-feira (29/11), o CREF12/PE concedeu entrevista ao programa Show da Cidade, da rádio Liberdade de Caruaru, falando sobre o programa Gestão em Ação, sobre as ações de fiscalização, biometria e demais ações do Conselho.

Posteriormente, o Conselho se reuniu com o reitor do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES/UNITA), Dr. Paulo Muniz, e com os coordenadores de Licenciatura em Educação Física, Roberta Granville, e do Bacharelado, Marco Túlio de Sá.

Na ocasião, ficou consolidada a ampliação da parceria para entrega de CIPs durante as colações de grau e a realização de palestras sistemáticas ao longo dos cursos.

Posteriormente, o Conselho se reuniu com o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Dr. Giovane Leite, das promotorias de Educação e de Defesa do Consumidor, para realizar denúncias sobre exercício ilegal da profissão na cidade de Caruaru e nos municípios da região.