Reunião na Secretaria de Educação de Pernambuco discute melhorias para a Educação Física no estado

 

A presidente do CREF12/PE Nadja Harrop e a chefe de fiscalização Rosângela Albuquerque estiveram na Secretaria de Educação de Pernambuco reunidas com o secretário executivo de Administração e Finanças, Ednaldo Moura, e com o superintendente de Administração de Pessoas, Magno Cruz.

Na ocasião, foram discutidas questões referentes às aulas de Educação Física na rede estadual, bem como a atuação dos professores da disciplina.

A presidente relatou às visitas realizadas às Gerências Regionais de Educação de Arcoverde, Garanhuns, Petrolina, Araripina e Limoeiro, durante o programa Gestão em Ação, além de falar sobre as denúncias de que há professores de outras disciplinas ministrando as aulas de Educação Física e leigos atuando nos jogos escolares.

A presidente Nadja Harrop informou, ainda, que o CREF12/PE tem o mapeamento da situação das aulas de Educação Física das escolas estaduais, um levantamento realizado através das ações do Departamento de Orientação e Fiscalização e que esse demonstrativo, referentes a anos anteriores, já foi entregue a gestões antecessoras, como forma de identificar os pontos que deveriam ser ajustados pela Secretaria.

Também na reunião, a presidente Nadja Harrop lembrou que a própria Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco publicou um parecer (026/2011) que trata da obrigatoriedade dos professores de Educação Física do estado serem registrados no CREF12/PE, além da exigência dos editais de concursos e seleções públicas também solicitarem o registro no Conselho profissional.

A presidente ressaltou que em alguns municípios não foram ofertadas vagas no concurso realizado em 2016, tendo a fiscalização encontrado leigos e professores de outras disciplinas ministrando Educação Física nesses locais.

Ainda sobre o concurso público, que se encerra agora ao final de 2017, o secretário informou que há o interesse por parte da Secretaria de prorrogar o prazo, no entanto ainda não há nenhuma decisão sobre o assunto.

O secretário Ednaldo Moura, quando indagado pela presidente Nadja Harrop, afirmou que a Secretaria de Educação de Pernambuco tem o desejo de oferecer para os estudantes da rede aulas de Educação Física de qualidade com professores habilitados.

O CREF12/PE comprometeu-se a encaminhar novos dados que foram coletados nas ações de fiscalização ao longo de 2017, para que a Secretaria possa comparar com os dados internos e se reunir novamente com o Conselho, no início de 2018, para verificar as questões a serem melhoradas no componente curricular Educação Física.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *