CREF12/PE realiza visitas institucionais na Mata Sul de Pernambuco

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

 

O programa Gestão em Ação do CREF12/PE percorreu a Mata Sul de Pernambuco, ao longo dos dias 21, 22 e 23 de março, com objetivo de se reunir com autoridades e gestores públicos ligados à educação, à saúde e ao esporte para dialogar sobre estratégias que valorizem a Educação Física e garantam à sociedade o serviço de qualidade.

O CREF12/PE, representado pela presidente Nadja Harrop, pela vice-presidente Carolina Maciel e pela chefe de Fiscalização Rosângela Albuquerque, esteve nos municípios de Palmares, Catende e Barreiros, divulgando a parceria para realização de capacitação e divulgando também o programa Boas Práticas, no qual os professores de Educação Física poderão encaminhar relatos de experiências exitosas na prática da docência, com premiação para os 3 primeiros colocados e publicação de livro com 15 melhores trabalhos.

Além disso, o Conselho também ofereceu às instituições parceria para realização de capacitações para os profissionais de Educação Física.

Em Palmares, no dia 21 de março, o Conselho esteve na Gerência Regional de Educação da Mata Sul, onde foi recebido pela coordenadora geral da Gestão de Rede, Eliane Santos. A presidente Nadja Harrop comunicou que o CREF12/PE tem recebido denúncias de que há professores de outras disciplinas ministrando Educação Física, e que nos jogos escolares há leigos atuando como treinadores das equipes. A coordenadora da GRE informou que essa não é uma prática da Gerência e que estão sendo contratados 3 professores de Educação Física para a Regional.

Na Prefeitura dos Palmares, o Conselho foi recebido por Eduardo Aleixo, chefe de gabinete do prefeito Altair Bezerra, e pelo secretário de saúde Francisco Bernardo. Na ocasião, foi discutida a inserção dos profissionais de Educação Física nas secretarias, bem como a obrigatoriedade do registro para atuação.

A presidente também solicitou apoio da Vigilância Sanitária Municipal em ações de fiscalização conjunta, tendo em vista as academias que funcionam de forma irregular na cidade.

Em Catende, no dia 22 de março, o Conselho esteve reunido com a secretária de Educação, Maria do Carmo Mendes, com a diretora de ensino Paula Francinete e com o diretor de Esportes Moacir Marcelino, ocasião na qual foram tratados os jogos escolares e a oferta da disciplina Educação Física.

A secretária informou que Catende tem 6.000 alunos, cerca de 2.000 deles estão do 6º ao 9º ano, séries nas quais são ofertada a disciplina Educação Física. O Conselho ressaltou a obrigatoriedade da oferta da disciplina em todas as séries da Educação Básica.

Para a secretária Maria do Carmo, “a aproximação com o Conselho é importante para que as práticas do município estejam alinhadas aos instrumentos legais, para oferecer sempre o melhor para os alunos”, ressalta a secretária.

Também em Catende, o CREF12/PE foi recebido pelo secretário de Governo Alexandre Cavalcanti e com a procuradora do município Dra. Isabel Cristina, e tratou sobre a inserção do profissional na educação e na saúde, nas secretarias do município.

Em Barreiros, no dia 23, o Conselho se reuniu com a secretária de Educação, Wylliane Lima, tratando também da disciplina Educação Física e dos jogos escolares.

A secretária informou que são cerca de 6300 alunos no município, em 15 escolas rurais e 16 urbanas, mas apenas as turmas de 6º ao 9º ano tem a disciplina.

Além disso, a secretária informou que o município tem um centro de atendimento especializado, com uma equipe multiprofissional que atende às crianças com necessidade especiais.

A secretária Wylliane Lima destacou que “a disciplina Educação Física deve ter atenção dos gestores municipais por ser fundamental na formação. Inclusive, aqui em Barreiros, temos exemplos de pessoas que mudaram a vida pelo esporte, além da questão da melhoria da saúde”, afirmou a secretária que também frisou a relevância da realização de capacitações que auxiliem no trabalho dos profissionais.