Circuito Itinerante de Conhecimento levou minicursos gratuitos ao Sertão

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

De 18 a 20 de abril, o CREF12/PE percorreu o Sertão de Pernambuco realizando a primeira edição do Circuito Itinerante de Conhecimento, que levou minicursos gratuitos para cerca de 110 estudantes e professores de Educação Física da região.

A primeira cidade a receber o Circuito foi Araripina, em 18 de abril, na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Luiz Gonzaga, com o apoio da assistente Leneura Batista. No dia 19, foi a vez de Ouricuri, que recebeu o evento na Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião, gerida pela a Sra. Sônia Mourão, que auxiliou o Conselho na realização do evento.

Nos dois municípios foram ministrados os minicursos Esporte na Escola, com o Prof. Esp. Fabiano Souza “Chokito” e Dança na Escola, com a Prof. Esp. Fátima Bento. Para realização dos minicursos o Conselho teve o apoio da Gerência Regional de Educação do Sertão do Araripe, por meio da gestora Itamara Ramos e da coordenadora geral de desenvolvimento da educação, Elineide Oliveira, que abraçaram a proposta do CREF12/PE, compreendendo a importância de realizar o evento e promover a capacitação para os professores da região.

No dia 20 de abril, foi a vez de Petrolina receber o Circuito Itinerante de Conhecimento, que ocorreu na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

Durante a manhã, o evento teve a solenidade de abertura, onde foi composta a mesa diretora formada pela presidente do CREF12/PE, Prof. Nadja Harrop, pelo presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF, Prof. Dr. Ricardo Catunda e pelo coordenador de pós-graduação da Univasf, Prof. Dr. Ferdinando Carvalho.

Após a abertura, foi realizada a mesa redonda, discutindo os temas: Esporte na Escola, com o Prof. Esp. Fabiano Souza “Chokito”, Dança na Escola, com a Prof. Esp. Fátima Bento e A Educação Física sob a Ótica da Base Nacional Comum Curricular, com o Prof. Dr. Ricardo Catunda.

No período da tarde, o público se deslocou para o ginásio do Complexo Esportivo da Univasf, onde ocorreu a parte prática dos minicursos, momento no qual os professores puderam interagir e aplicar na prática os conteúdos repassados durante a manhã.

Além da Univasf, o CREF12/PE teve o apoio do Centro de Esporte e Lazer do Governo do Estado, dirigido por Socorro Pereira, e da Secretaria Executiva de Esporte de Petrolina, que tem a frente o secretário Rodrigo Galvão.