20 ANOS DE SISTEMA CONFEF/CREFs: A LUTA É DIÁRIA, MAS AS CONQUISTAS SÃO ETERNAS

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias / Uncategorized
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

Em 2018 o Sistema CONFEF/CREFs celebra 20 anos de uma trajetória cheia de lutas, mas com grandes conquistas a serem celebradas, e durante esses anos, o CREF12/PE vem lutando em defesa da sociedade e para valorizar cada vez mais os Profissionais de Educação Física.

Nossa história iniciou-se com a mobilização de profissionais em busca da implantação do Conselho Regional de Educação Física, no estado de Pernambuco. No ano 2000 foi instalada, também em Pernambuco, a 2ª Seccional do CREF 5. Em 2003, com a união de Pernambuco e Alagoas, foi criada a 12ª Regional do Sistema CONFEF/CREFs, com um cadastro de 2000 profissionais registrados.

Em 2017, Alagoas passou a ser uma Regional, o CREF19/AL, e então o CREF12/PE passou a ter apenas o estado de Pernambuco sob sua jurisdição. Hoje, com mais de 11.000 registrados, temos orgulho das importantes ações e conquistas que já foram alcançadas, e das parcerias com órgãos de defesa da sociedade que nos auxiliam na regulação das atividades profissionais.

São muitas as conquistas, mas gostaríamos de destacar aqui, como um dos grandes avanços, a quebra de paradigmas nos poderes legislativo, executivo e judiciário, pois o Conselho vem trabalhando para mostrar a essas três esferas o quanto a Educação Física é importante para a sociedade, seja através da Educação Física Escolar ou nos demais espaços que o Profissional de Educação Física alcançou, como sua inserção nas equipes multiprofissionais e nos programas e projetos de saúde, nos quais atua como agente na prevenção de doenças e na promoção de saúde.

Além disso, ressaltamos as nossas parcerias com instituições como o Ministério Público, Ministério do Trabalho, Tribunal de Justiça, Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituições de Ensino Superior e tantas outras que somam forças ao trabalho do Conselho.

Também destacamos o importante trabalho desenvolvido pelo CREF12/PE na prestação de serviços para a sociedade, durante as ações de saúde que levam à população serviços gratuitos, divulgando a importância do cuidado com a saúde e a adoção do estilo de vida ativo; e a realização de capacitações para os estudantes e profissionais de Educação Física, para que aprimorem o seu conhecimento científico e possam aplicá-lo no mercado de trabalho.

E nessa caminhada, temos ainda a expansão de nossa estrutura física, com a aquisição do prédio anexo, visando receber com maior conforto e comodidade os profissionais; a aquisição da unidade móvel para atender aqueles que residem distantes da sede do CREF12/PE; e a implantação dos novos serviços online, visando atender com maior facilidade e eficiência as demandas dos profissionais.

Acompanhe ao longo do ano nossas redes sociais e nosso site e veja os marcos desses 20 anos de história. Temos a certeza de que ainda há muito caminho pela frente, sempre com esforço para cumprir nosso papel da melhor forma, pois: A LUTA É DIÁRIA, MAS AS CONQUISTAS SÃO ETERNAS.