5 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DA SAÚDE

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

 

 

Por que dia 5 de agosto?

 

O dia mundial da saúde, celebrado em 5 de agosto, é uma homenagem ao nascimento do sanitarista Osvaldo Cruz.

Em 5 de agosto de 1872, nasce no Brasil uma criança com o nome de Osvaldo Gonçalves Cruz, que se tornou um médico atuante na área da bacteriologia, epidemiologia e sanitaríssimo, sendo pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil e sua trajetória se confunde com a história da saúde pública brasileira.

Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Nacional, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, hoje Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor Geral de Saúde Pública em 1903, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Utilizando o Instituto Soroterápico Federal – atual Fiocruz – como base de apoio técnico-científico, deflagrou memoráveis campanhas de saneamento.

É impossível se falar na Saúde Nacional e não reverenciar o nome de Osvaldo Cruz, pois sua contribuição foi gigantesca para que várias epidemias fossem erradicadas no Brasil, entre elas a peste, a febre amarela e a varíola, além de apoiar diversas ações voltadas para a saúde pública.