Conselheiros do CREF12/PE participam do Congresso Internacional de Educação Física

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura
Da esq. para dir.: Kennedy Costa, Valéria Sales (conselheira federal), Wellington Queiroz, Suely Morais (presidente do CREF12/PE), Gilmar Ferreira e Jorge Steinhilber (presidente do CONFEF)

Aconteceu entre os dias 12 e 16 de janeiro, na cidade de Foz do Iguaçu-PR, o 34º Congresso Internacional de Educação Física. O CREF12/PE se fez presente no evento com os conselheiros Suely Morais, Kennedy Costa, Wellington Queiroz e Gilmar Ferreira. Na ocasião, foram apresentados trabalhos científicos, além da participação em cursos e interação com membros do sistema CONFEF/CREFs e outros profissionais.

O congresso, que é realizado desde 1986, teve como tema este ano “O Profissional de Educação Física na América Latina”. A presidente do CREF12/PE, Suely Morais, falou do valor deste congresso para a profissão. “Este evento é de suma importância para o fortalecimento da Educação Física no país. Esses quatro dias foram proveitosos para troca de informações e aprendizados de novos conhecimentos para serem utilizados em nossa regional”, afirmou.

A Comissão de Saúde do CREF12/PE, representada pelos conselheiros Kennedy Costa e Wellington Queiroz, juntamente com o ex-conselheiro Jonas Coriolano e a professora de anatomia da UFPE, Maria das Graças Coriolano, apresentou três trabalhos científicos durante o congresso: “Correlação entre os métodos IMC e bioimpedância elétrica para aferição do percentual de gordura corporal”; “Repercussão do estilo de vida ativa na composição corporal de idosos em uma amostra da população da Região Metropolitana do Recife”; e “Influência do estilo de vida ativo nos parâmetros cardiometabólicos em uma amostra da população da Região Metropolitana do Recife”.

Os dados dos projetos apresentados em Foz de Iguaçu-PR foram coletados ao longo de 2018, nos eventos periódicos de promoção à saúde, promovidos pelo CREF12/PE. O conselheiro e delegado adjunto da FIEP em Pernambuco, Wellington Queiroz, ressalta a importância desses eventos que “atende uma necessidade da população com atendimentos gratuitos e ajuda a traçar o perfil dos moradores da Região Metropolitana de Recife referente à atividade física e hábito de uma vida saudável”.

FIEP

A Federação Internacional de Educação Física, foi fundada em 1923 em Bruxelas, na Bélgica. Atualmente, a FIEP conta com uma rede de Delegados em mais de 100 países e tem como objetivo promover em todos os países filiados a difusão da Educação Física; o desenvolvimento das atividades físicas, educativas e recreativas. O Brasil é o único país onde a Educação Física tem o status de profissão regulamentada, e foi em 1995, em um congresso da FIEP, que foi lançado o “Movimento pela regulamentação do Profissional de Educação Física”, que ajudou no processo de criação do Sistema CONFEF/CREFs, em 1998.