Feliz Dia Internacional da Mulher!

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

O dia 8 de março é comemorado mundialmente para reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres. Além de ser uma data comemorativa, o Dia Internacional da Mulher também é um momento de chamar atenção para os movimentos em prol da igualdade de gênero em todas as áreas da sociedade. O CREF12/PE felicita todas as profissionais de Educação Física e suas colaboradoras.

A origem da data remete a luta de trabalhadoras por melhores condições de trabalho e de vida. Em 1909, 15.000 mulheres foram as ruas nos Estados Unidos reivindicando melhores salários, redução de jornada de trabalho e direito ao voto. No ano seguinte, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas a criação de uma jornada de manifestações e criada consigo o primeiro dia oficial da mulher, que seria celebrado pela primeira vez em 19 de março de 1911.

Em 1917, o dia 8 de março ganhou força quando milhares de mulheres russas foram as ruas para manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. Data que seria oficializada posteriormente e celebrada entre os soviéticos como o dia da “mulher heroica e trabalhadora”. A Organização das Nações Unidas definiu 1975 como o Ano Internacional da Mulher e oficializou em 1977 o 8 de março como Dia Internacional da Mulher para lembrar das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Apesar das conquistas realizadas, ainda há muitos avanços a serem feitos. Atualmente, o Brasil ocupa a 95º posição no ranking de desigualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial. O fórum avalia participação econômica, política, educação e saúde. Com índices baixos em questão de igualdade salarial e representação política, o país se destaca em relação a saúde e educação, praticamente zerando a disparidade entre mulheres e homens.

Por tudo isso, hoje é um dia de lutas e reflexões. No Brasil, a data é lembrada com várias manifestações pelo país em busca de igualdade salarial e pelo fim do feminicídio e do assédio sexual. Por um presente e um futuro melhor que desejamos a todas as Profissionais de Educação Física, um Feliz Dia Internacional da Mulher.