Cerimônia marca posse de conselheiros e delegados do CREF12/PE

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura

Conselheiros e delegados do CREF12/PE foram empossados em uma solenidade de posse nesta quinta-feira (22) na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. A cerimônia aconteceu no auditório Senador Sérgio Guerra e contou com a presença de entidades representativas e profissionais de Educação Física do Estado de Pernambuco.

A cerimônia teve inicio com a composição da mesa, formada pelo presidente do CREF12/PE, Lúcio Beltrão, pela vice-presidente do CREF12/PE, Nillúzia Arruda, pelo vice-presidente da Federação Pernambucana de Futebol – FPF, Murilo Falcão, pelo ex-jogador e Secretário Executivo de Esportes de Olinda, Chiquinho, pelo presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Pernambuco (CORE-PE), Archimedes Cavalcanti Júnior, além da representante da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Ana Carolina Ferreira e do professor e conselheiro do CREF12/PE, José Pinto Lapa, membro da Academia Brasileira de Educação Física.

A vice-presidente do CREF12/PE, Nillúzia Arruda fez a leitura de um discurso para os presentes onde ressaltou a esperança de implementar uma nova era na educação física em Pernambuco. “Temos a consciência de que a caminhada é longa, que temos muito a fazer, e sabemos como fazer, com determinação, responsabilidade e transparência, vamos tocar novos projetos e programas, com objetivo de fortalecer ainda mais nossa categoria. Programas como “CREF Visita”, “Meu CREF Primeiro”, “Plenária Aberta”, “Profissionais Delegados”, além do portal da transparência (já em funcionamento) e do projeto “Fale com a Presidência”, sem falar de outras mudanças que já estamos colocando em prática e que visam aproximar o CREF cada vez mais das pessoas físicas e jurídicas que fazem a educação física pernambucana”.

O presidente do CORE-PE, Archimedes Cavalcanti Júnior destacou a importância do conselho para os profissionais de educação física e a sociedade. “Não há profissional sem a sua profissão regulamentada e sem um conselho forte e atuante. O presidente Lúcio, com inúmeras demandas, não só para a categoria em si, mas como um todo, envolve empresas que atuam com a área de educação física e com o profissional em si. Todos nós deveremos estar muito fortes, unidos em busca da nossa dignidade profissional. Então, é esse um momento de extrema necessidade que os profissionais se engajem junto com seus conselhos para que nós tenhamos as nossas conquistas preservadas. Cada um de nós que estamos nos conselhos temos que ter a convicção de que somos autoridades públicas, somos uma autarquia federal, o conselho do CREF é uma autarquia federal. Portanto, precisamos mostrar para a sociedade, para os profissionais, no caso vocês, nossos profissionais de educação física, para que cada dia esse conselho seja forte e seja um referencial, não só para Pernambuco, mas para o país”, destacou Archimedes.

Em seu discurso, o presidente do CREF12/PE Lúcio Beltrão, falou dos desafios da nova gestão. “É uma satisfação enorme estar recebendo todos nesta posse festiva. Estou à frente da gestão do CREF12/PE e a gente sabe das dificuldades, mas, com muito trabalho, esforço e união, respeitando as diferenças, a gente vai fazer o CREF12 avançar com a colaboração dos delegados e conselheiros. Nesse desafio, precisamos muito do trabalho de todos os delegados que estão lutando no front, ouvindo as diversas queixas da categoria. Contamos com a colaboração de todos vocês para que a gente possa avançar. Precisamos muito desta casa, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, das Câmaras Municipais e, mais uma vez, a importância dos delegados nessa luta para aprovar leis, seja no âmbito municipal, seja no âmbito estadual, e também no Congresso Nacional, junto a senadores e deputados federais, para que a gente possa aprovar leis que possam fazer a nossa profissão avançar”, ressaltou Lúcio Beltrão.

Em seguida, os delegados e os conselheiros do CREF12/PE foram convidados para a assinatura do termo e entrega das carteiras. A função dos delegados foi recém-criada pela Resolução 074/2019, que, a princípio, será exercida por 14 profissionais, devendo aumentar o número nos próximos meses.
“É muito importante estar presente nesta cerimônia representando a Secretaria Executiva de Esportes do Estado, porque além de valorizar o esforço profissional, é uma garantia para toda a sociedade de que vai ter um trabalho bem realizado por profissionais. Então, essa é a ligação entre a Secretaria e o CREF12/PE. Estamos sempre acompanhando a boa execução dos profissionais”, destacou Ana Carolina, representante da Secretaria Executiva de Esportes de Pernambuco.
O ex-jogador e Secretario Executivo de Esportes de Olinda, Chiquinho, representou também o Prefeito de Olinda, professor Lupércio. “O profissional de educação física tem uma importância enorme para a sociedade, colaborando para o bem estar e a saúde dos indivíduos. Lúcio tem um bom desafio pela frente, ele é muito capaz e, com certeza, irá contribuir neste novo formato da gestão do CREF para ajudar a sociedade a ter uma melhor condição de vida”.

De acordo com Murilo Falcão, vice-presidente da FPF, a nova gestão chega para dar mais força à profissão, mais força à categoria. “Lúcio vem com ideias novas e eu pessoalmente já o conheço há muito tempo, desde competições amadoras até as profissionais. É um guerreiro, se formou primeiro em advocacia e se enveredou para a área da Educação física, chegando ao lugar de presidente do Conselho Regional de Pernambuco. Participei, acompanhando todo o período da campanha e a eleição até a chapa chegar à vitória, que, certamente vai desenvolver, com sucesso, os desafios do CREF12”.