CREF12/PE leva palestra de Waldyr Soares à universidades

  • Post published:24 de setembro de 2019
  • Post author:
  • Post category:notícias

Com o tema “O futuro dos negócios das academias e do profissional de educação física”, mais de 200 pessoas participaram, neste sábado (21) na FAREC/IPESU em Recife e na UNINASSAU Caruaru da palestra promovida pelo CREF12/PE com o fundador e Presidente da Fitness Brasil, Waldyr Soares.

Em um cenário no qual as mudanças acontecem de modo cada vez mais rápido, com novos formatos culturais e de comportamento (principalmente impactado pela era digital), transformações são necessárias a todo momento, o fitness também requer amadurecimento diante dos novos hábitos de consumo de todos os personagens deste mercado, o que reflete diretamente na formação e atuação do profissional de educação física, que deve se enquadrar a novos parâmetros, técnicas e modalidades.

A expectativa de vida vem aumentando a cada ano. Mas, caímos no clichê: não basta viver mais, mas é preciso viver melhor. Bem-estar é o que qualquer indivíduo busca em todas as fases da vida desde a infância, mesmo sem esta consciência. Sentir-se bem é indispensável para estar bem de modo integral. A questão agora é entender quais os fatores são as ferramentas que nos levam a atingir esse objetivo, todos os dias.

Waldyr Soares, no auge de seus 80 anos, acompanha a energia de seus filhos adolescentes e esposa. Em Pernambuco ele falou do segredo da fonte de energia, disposição e saúde. O mercado de fitness e wellness vem passando por diversas mudanças nos últimos anos. As academias mudaram. E o modo de treinar também. Se seu objetivo não é igual ao do outro, não é mais necessário que se proponham a traçar os mesmos desafios.

“Nós estamos melhores do que muitos países nesse assunto. No Brasil, a lei impõe que todos os instrutores obtenham certificado de bacharel em educação física e sejam registrados no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Nós consideramos isso como uma vantagem porque as academias sempre terão profissionais qualificados para atender seus clientes. O Brasil, além disso, desenvolveu o primeiro curso de pós-graduação em wellness no mundo, e tem reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). O curso faz uso de um programa de ensino à distância, em combinação com curso de extensão universitária, para transformar os profissionais de fitness e welness em consultores de qualidade de vida”, considerou Waldyr Soares.

Novidades tecnológicas, incontáveis metodologias, as boutiques, os estúdios, temos tantos modelos, sejam eles personalizados ou coletivos, que é praticamente improvável não delinear planos assertivos para sua vida.

O que o consumidor procura? O que o mercado tem oferecido? Waldyr Soares, nas palestras em Recife e Caruaru, conversou sobre tudo isso e mapeou esse caminho. Falou da importância de investir em atualização, conhecimento e inovação. Isso tudo sem, é claro, esquecer da experiência humana para garantir o sucesso do seu propósito de vida.

“Qualidade de vida, felicidade e bem-estar são palavras de ordem no cotidiano de um público cada vez mais exigente. A palestra foi fantástica. Quem não veio perdeu muita informação. Foi um resgate da história com atualização tecnológica e apresentação de modelos diversos de mercado. Estúdios, low cost, boutique, crossfit, aulas coletivas, individuais, entres outras opções. Há espaço para todos desde que feito de maneira única” considerou o presidente do CREF12/PE, Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE).