CREF12/PE promove Encontro com Coordenadores do Curso de Educação Física para debater as novas diretrizes curriculares nacionais

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

No último sábado, dia 23, o CREF12/PE promoveu, na sede do Conselho, o I Encontro de Coordenadores de Curso de Educação Física do Estado de Pernambuco e Representantes da IES, com o tema “As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física”, ministrado pela professora Doutora Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB), Vice-Presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), que abordou sobre as resoluções que a partir do próximo ano vão entrar em vigor nos cursos de Educação Física em todo o país.

De acordo com a Professora Iguatemy Martins, uma das questões mais significativas da nova diretriz é com relação à entrada única. “Inicialmente temos agora a Resolução 06/2018, do Conselho Nacional de Educação, que trata fundamentalmente de agregar e trazer para nossa formação algumas questões relevantes em termos de modernização, as novas tendências e metodologias, dentre outras questões. Teremos agora, a partir de 2020, em termos de normativas, uma entrada única nos nossos cursos, que passará também a ter uma denominação única de Graduação em Educação Física. E, no quarto período dessa formação, o estudante deverá optar por uma das duas formações, ou seja, Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física. Eu diria que essa é uma mudança significativa do atual modelo de formação acadêmica que temos atualmente” relatou.

Segundo a vice-presidente do CONFEF, a expectativa é positiva, uma oportunidade de qualificação para a formação superior. E avaliou o encontro promovido pelo CREF12/PE como muito positivo.  “Eu acho que a realização desse primeiro encontro é muito oportuna, pois é o momento em que todos os coordenadores e gestores de cursos superiores de nossa área estão debruçados sobre a resolução e, evidentemente, estão tendo diversas dúvidas. Esse evento que o CREF12 realiza traz, realmente, a oportunidade do debate de forma mais socializada com o próprio sistema CONFEF CREF, sendo um elemento de aproximação das instituições formadoras com seu Conselho profissional, o que é muito salutar em termos de cooperação entre essas entidades, que no final, o objetivo maior é a boa formação dos profissionais para atender a sociedade brasileira” avaliou a professora.

A Coordenadora Acadêmica do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIBRA, Juliette Noadya (CREF 006111-G/PE),

 participou do encontro e aprovou a iniciativa do CREF12/PE. “Achei muito importante a iniciativa do CREF em promover esse encontro. A gente estava com muitas dúvidas sobre o assunto e achamos bastante positivo o evento, porque nos esclareceu sobre as novas diretrizes, para melhoria da Educação Física no Brasil”, afirmou.

                A Presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional, Daniely Vieira (CREF 002682-G/PE), avaliou o encontro.  “Vejo de forma extremamente positiva, pois trouxemos discussões importantes, que vão validar e ampliar a visão dos coordenadores dentro das suas instituições de ensino e melhorar Educação Física. Será um desafio grande e as instituições terão que se adaptar, mas quem vai ganhar é a sociedade, com uma intervenção muito mais qualificada”, disse a professora.

O presidente do CREF12/PE, Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), parabenizou a palestrante e avaliou positivamente o encontro. “Realizamos o primeiro encontro dos coordenadores e representantes, que foi maravilhoso, onde recebemos profissionais de todo o estado, em uma palestra magnífica da professora Iguatemy. É uma satisfação enorme para o Conselho proporcionar momentos como esse, de conhecimento, e esperamos promover diversos outros eventos desta natureza”, afirmou o presidente.