Educação Física escolar em tempos de isolamento social

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

As aulas desenvolvidas pela Professora Suellen Oliveira (CREF 002316-G/PE), abordam os componentes Curriculares do Ensino da Educação Física para os anos finais do Ensino Fundamental e contemplam o ensino de Unidades temáticas com as diretrizes: Brincadeiras e Jogos (6º e 9º Ano); Ginástica (7º Ano) e Dança (8º Ano) . A plataforma desenvolvida pela Secretária de Educação do Estado de Pernambuco ‘Educa-PE’, tem sido um grande modelo para o modo EAD de ensino. Como detalha a Professora Suellen no vídeo.

Entre inovações das aulas EAD preparadas para o período de isolamento social está a inclusão de mitologias práticas e até lúdicas como os jogos de tabuleiro. Todo conteúdo das vídeoaulas está ancorado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Curicular de Pernambuco (CPE).

O Conteúdo:
Os conteúdos foram delimitados a partir do Organizador bimestral e do CPE, tendo como base as habilidades correspondentes a cada Ano/ Unidade temática/ Objeto de conhecimento específico e articulado às atividades apontadas pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco para todos os componentes curriculares
sejam, as produções constantes da Plataforma Professor Autor, então fundamentado nos Parâmetros Curriculares para a Educação Básica de Pernambuco (PCPE).

A Prática:
Mesmo em módulo EAD, o acompanhamento das atividades práticas dos alunos também pode ser solicitados pelo professor. De acordo com a professora Suellen a idéia é incentivar os alunos a praticar o conteúdo das aulas no dia a dia da quarentena. “O feedback do conteúdo teórico aplicado a prática dos alunos acaba sendo um serviço importante nestes tempos de quarentena, através do retorno do aluno relatando e mostrando os resultados práticos do conteúdo proposto. Seja ele os jogos, a dança e alguns esportes é de total importância para a garantia a fixação do conteúdo proposto”, destacou.

Clique aqui e assista ao vídeo