CREF12/PE alerta para a importância da Avaliação Física em academias e espaços similares

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Conforme Resolução 036/2013 do CREF12/PE as pessoas jurídicas (academias, clubes, box, assessorias esportivas, estúdios, etc) deverão providenciar uma pasta contendo a Anamnese, Avaliação Física e Funcional e Ficha de Treino dos beneficiários/alunos, devendo esta pasta ficar em local de fácil acesso para seus clientes e a fiscalização do CREF12/PE. O Certificado de Registro (atualizado) deverá ser fixado em local visível e de fácil acesso para o público e a fiscalização do CREF12/PE.

Os Profissionais de Educação Física e Pessoas Jurídicas precisam entender a importância da avaliação física. É possível usar o teste de PAR-Q para montar, pelo menos, um treino inicial e conscientizar os alunos da importância da avaliação física e também de acompanhamento multiprofissional (médico, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, etc). É preciso respeitar o princípio da individualidade, pois cada pessoa responde de maneira diferente ao mesmo estímulo. Sabemos que a duração, local, horário, frequência, volume, cadência, ritmo, intensidade, tipo do treino, tempo de descanso, modalidade, entre outras variáveis são determinantes para um bom resultado.

Com uma boa avaliação física o Profissional de Educação Física estará mais seguro para prescrever um treino específico baseado nas características individuais e nos objetivos do aluno.