Ministério da Saúde lança o 1° Guia de Atividade Física para a População Brasileira

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Ministério da Saúde lança o 1° Guia de Atividade Física para a População Brasileira

A prática de exercícios físicos é uma grande aliada para combater doenças físicas e mentais e melhorar a qualidade de vida, por isso, para ajudar aquelas pessoas que não sabem por onde começar, o Ministério da Saúde lançou, no dia 29 de Junho, o Guia de Atividade Física para a População Brasileira.

A ciência já provou que atividades físicas previnem doenças crônicas, como câncer, diabetes, cardiopatia e eventos de acidente vascular cerebral, além de diminuir a mortalidade por todas as causas. De acordo com o Ministério da Saúde, a falta de atividades físicas é responsável por 15% das internações no SUS.

No guia, constam recomendações sobre a quantidade, a intensidade e os exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo. Dentre os capítulos estão conteúdos voltados para o público em geral; crianças até 5 anos; crianças e adolescentes até 17 anos; adultos; idosos; gestantes e puérperas; educação física escolar e pessoas com deficiência.

Ao todo 74 mil exemplares do Guia de Atividade Física para a População Brasileira serão distribuídos às Secretarias de Saúde de todo o país. A versão digital do Guia também está disponível no site do Ministério da Saúde, disponível em outros idiomas e acessível para pessoas surdas, em audiobook e cegas, na versão em braile.

O Guia foi desenvolvido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e técnicos do Ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde. E está disponível nas versões voltadas para a população, gestores e profissionais.

Fonte: Ministério da Saúde

Baixe aqui os links: