Parceria entre CREF12/PE e PM/PE interdita academias clandestinas em Caruaru

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura


Nesta última terça-feira (13), o Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região – CREF12/PE, através das equipes de Orientação e Fiscalização, em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco, promoveu uma série de diligências em academias de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Na capital do Agreste, as equipes de fiscalização interditaram 04 academias, de um total de 08 espaços visitados. As academias interditadas estavam funcionando sem registro no Conselho, além da falta de um responsável técnico nos ambientes, que é o Profissional de Educação Física formado e regulamentado pelo CREF12/PE, que responde pelas atividades realizadas nos espaços.

As interdições aconteceram nos seguintes espaços:

Academia do Felipe – Rua Monte Urais, n° 280, no Bairro Santa Rosa

Energy Centro de Treinamento – Rua padre Antônio Tomás, n° 296, Bairro Maurício de Nassau

Caverna GYM – Rua Francisco Maximiniano, 175, Bairro Rendeiras

Studio Oxy Fit – Rua Presidente Café Filho, n° 62, Bairro Jardim Panorama

As academias Caverna GYM e Studio Oxy Fit já procuraram o CREF12/PE para formalizar a regulamentação.

Jataúba/PE:

Na segunda-feira (12/04), as equipes de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE também realizaram ações de fiscalização na cidade de Jataúba, no Agreste de Pernambuco. Os fiscais visitaram 04 locais de prática na cidade. De acordo com o CREF12/PE não houve nenhuma interdição, porém as equipes encontram alguns estabelecimentos de portas fechadas.


Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata:

O CREF12/PE segue vigilante aos espaços clandestinos e alerta à toda população para os seguintes pontos, que são recorrentes em interdições por falta de registro no Conselho.

Academia ADD Fitness – Rua Belem de Juda N°100, Alto Dois Carneiros, Jaboatão dos Guararapes

Rato’s Academia e Academia Physical – Avenida Bela Aurora S/N, Centro, Catende – Ponto de referência  próximo a HONDA

Academia do Pedro – Rua Primeira Travessa Tabita N°67, Varadouro – Olinda

“Não é justo uma academia (ou similar) ter registro, pagar tributos, contratar profissionais de Educação Física  e outra ser clandestina, colocando em risco a saúde e vida das pessoas. O CREF12/PE vai interditar todas as irregulares. Colocamos lacre e quem retirar responderá criminalmente nos termos dos artigos 330 (desobediência), 331 (desacato) e 336 (rasgar, violar ou inutilizar lacre empregado por ordem de funcionário público) do Código Penal. As pessoas serão responsabilizadas ainda por exercício ilegal da profissão e crime contra as relações de consumo (art. 7º, VII, da Lei nº 8137/90), por induzir o consumidor ou usuário a erro, ao oferecer serviços de Educação Física sem cumprir as formalidades legais”, destaca o presidente do CREF12/PE, o Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE).

O CREF12/PE alerta à toda sociedade para cobrar das academias que exponham em local visível o Certificado de Regularidade com o Conselho. Também é importante cobrar do Profissional de Educação Física que atende nos espaços a sua Cédula de Identidade Profissional (CIP). Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima do exercício ilegal da profissão ou de espaços de prática da Educação Física clandestinos. Denuncie pelo telefone (81) 9 8877 6678, pelo e-mail fiscalizacao@cref12.org.br ou pelo nosso site www.cref12.org.br/denuncia. Garantimos sigilo.