CREF12/PE propõe demandas urgentes para a Educação Física no Recife

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

CIP no Condomínio, Educação Física Escolar e Semana do Profissional de Educação Física são pauta de reunião com o vereador Rinaldo Júnior (PSB)

O Professor Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/ Pernambuco (CREF12/PE) acompanhado da 1ª Tesoureira do Conselho, a Professora Aída Andrade (CREF 002734-G/PE), se reuniram nesta terça-feira (10), com o vereador do Recife Rinaldo Júnior (PSB), na Câmara Municipal do Recife. Em pauta, temas como a Semana do Profissional de Educação Física, o Projeto de Lei para que todos os condomínios cobrem a CIP (Cédula de Identidade Profissional) de quem for ministrar aulas; o Projeto de Lei 31/2019 institui que os conteúdos de Educação Física serão ministrados única e exclusivamente por professores de Educação Física, licenciados em nível superior, registrados no CREF e a importância de aumentarmos o número de aulas de educação física por semana em nossas escolas.

De acordo com a Diretoria do CREF12/PE, as pautas tratadas com o representante do Poder Legislativo do Recife são de grande importância para que muito em breve, sejam também debatidos nas Câmaras Municipais de todos os municípios pernambucanos. Sobre o PL 31/2019, o CREF12/PE acredita que essa é a melhor hora para lutar pela aprovação nas esferas governamentais, tendo as Olimpíadas de Tóquio como exemplo. Países como China e Japão, por exemplo, tem na Educação Física Escolar diária o resultado espetacular acompanhado por todo o planeta nas competições esportivas.

O Presidente Lúcio Beltrão destaca a importância na abertura do debate sobre a Educação Física Escolar “Os Jogos Olímpicos e a Covid-19 colocaram ainda mais em evidência a Educação Física. Ficou claro que é preciso investir muito mais no setor. Estimular a prática de exercício físico orientado desde cedo nas escolas públicas e privadas é essencial para promover saúde, prevenir doenças e formar atletas. Na China e Japão (segundo e terceiro lugar nas Olimpíadas de Tóquio) há aulas de educação física, nas escolas, cinco vezes por semana. Os Estados Unidos (maior potência esportiva) também investem nas escolas para massificar a prática esportiva e garimpar futuros talentos”, detalhou.

O Vereador Rinaldo Júnior tem demonstrado grande apoio às demandas apresentadas pelo CREF12/PE. É do parlamentar iniciativas como o Projeto de Lei que obriga a Prefeitura do Recife a construir quadras poliesportivas cobertas nas escolas. Vale destacar também a Sessão Solene realizada em homenagem aos 65 Profissionais de Educação Física, na Câmara do Recife em 2020, além da instituição da Semana do Profissional de Educação Física no Recife, trazendo a nossa realidade para ordem do dia no Plenário da Câmara e consequentemente para toda sociedade recifense.