1º de Setembro marca o Dia do Profissional de Educação Física e o CREF12/PE cobra mais valorização

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Recife e Pernambuco têm leis sancionadas que instituem a Semana do Profissional de Educação Física, uma conquista do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE)

No dia 1º de Setembro, é comemorado em nosso país o Dia do Profissional de Educação Física. No Recife, a Lei Municipal 18.681/2019, de autoria do vereador Rinaldo Junior, e sancionada em 2020,  institui, no calendário oficial de eventos do município do Recife, a SEMANA MUNICIPAL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, na primeira semana do mês de Setembro.
Já em Pernambuco, a Lei Estadual 16609/2019 institui, na primeira semana de setembro, a Semana Estadual do Profissional de Educação Física em todo o estado.

O Prof. Lúcio Beltrão, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), aproveita o momento para cobrar bem mais reconhecimento e valorização para a categoria.

Beltrão defende que as aulas de Educação Física na Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio, em escolas públicas e privadas, sejam ministrados única e exclusivamente por Profissionais de Educação Física, licenciados em nível superior, registrados no CREF. A ideia é ratificar a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação (Lei 9394/96) quando diz que a educação física é obrigatória em toda a educação básica e a Lei 9696/98 que afirma que o exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física. O presidente defende ainda aulas diárias (segunda a sexta-feira) de Educação Física para todos os estudantes da Educação Básica (educação infantil ao ensino médio).

O presidente do CREF12/PE cobra a redução dos impostos para Academias e demais Pessoas Jurídicas registradas nos CREFs, uma vez que estes locais promovem saúde e previnem doenças, bem como a dedução dos pagamentos efetuados a pessoas físicas e jurídicas que atuem na área de Educação Física da base de cálculo do Imposto de Renda das pessoas físicas.

“É imprescindível melhorar as condições de trabalho do Profissional de Educação de Física. Queremos quadras cobertas em todas as escolas; sala de dança, ginástica e lutas; apoio a projetos sociais, compra e reposição de materiais didáticos essenciais de trabalho do Profissional de Educação Física como material didático, livros, bolas (para handebol, vôlei, basquete, futebol, etc), tabelas, barras, raquetes, cones, bambolês, redes, tatames, padrão, step, etc. A nossa profissão é essencial nas políticas públicas de educação, saúde, esportes, segurança pública, ressocialização, turismo, lazer, assistência social, juventude, entre outras áreas transversais que a Educação Física faz a diferença.” comenta Lúcio Beltrão.

O Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco cobra a inserção do Profissional de Educação Física, preferencialmente via concurso público, no SUS (Sistema Único de Saúde) em locais como NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), UBS (Unidade Básica de Saúde) e hospitais.

EVENTOS GRATUITOS MARCAM A SEMANA

Para comemorar a Semana do Profissional de Educação Física o CREF12/PE promoverá e apoiará uma série de ações (presenciais e on-line) em todas as mesorregiões do estado (Floresta, Recife, Escada, Garanhuns, Paranatama, Caruaru, Surubim, Ipojuca, Exu, Araripina, Petrolândia, Serra Talhada, Olinda, Arcoverde, Petrolina, Afogados da Ingazeira e Bodocó). Entre os dias 31/08 a 02/09 haverá o 2º SimpoCREF que oferece capacitações gratuitas com direito a certificado. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla do CREF12.