CREF12/PE interdita 8 academias clandestinas no Agreste

A Operação Intensiva Agreste percorreu 15 municípios da região


As Equipes de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE percorreram mais 15 municípios do Agreste e Mata Sul. Em uma operação Intitulada de Intensiva Agreste, a ação de fiscalização contou com três equipes, que visitaram um total de 82 estabelecimentos, entre a segunda-feira (10) e a sexta-feira (14).  A operação percorreu as cidades de Caruaru, Altinho, Agrestina, Camocim de São Félix, Bonito, Barra de Guabiraba, Vitória de Santo Antão, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Bezerros, Vertente, Sairé, Cupira, Cumaru e São Caitano.

Ao todo foram 111 pessoas fiscalizadas, dessas 13 foram notificadas por execício ilegal da profissão. 15 academias tiveram atividades supensas por não estarem funcionando com a presença de um Profissional de Educação Física habilitado no espaço. Além das suspensões, 8 espaços clandestinos foram interditados pelos fiscais. 

A Vice-Presidente do CREF12/PE, Nillúzia Arruda (CREF 004223-G/PE), acompanhou a ação da equipe de Fiscalização e ressaltou o objetivo de conscientizar a sociedade da importância de observar se os profissionais são habilitados. “O Conselho tem o papel de garantir que a sociedade seja atendida por Profissionais de Educação Física devidamente habilitados e registrados pelo Conselho. É importante que todos possam estar vigilantes aos riscos. Por isso não deixem de denunciar, caso saiba de algo suspeito relativo a leigos ou espaços clandestinos,” destacou.  



O Professor Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), presidente do CREF12/PE destaca a importância de manter a academia de acordo com as normas exigidas pelo Conselho. “Os estabelecimentos precisam estar com o Certificado de Registro de Pessoa Jurídica atualizado e colocado em local bem visível para que todos possam olhar e conferir. É obrigatório ainda a presença do Profissional de Educação Física regular junto ao CREF em qualquer horário que a academia ou similar esteja aberta. Sem isso, a academia será interditada, pois o risco à saúde e à vida da população é gigante. Defendemos a sociedade, e por isso, estimulamos a prática regular de exercícios físicos com orientação profissional para evitar lesões e até mesmo a morte”, alertou.

O CREF12/PE alerta a toda sociedade que cobre das academias que exponham em local visível o Certificado de Regularidade com o Conselho. Também é importante cobrar do Profissional de Educação Física que atende nos espaços a sua Cédula de Identidade Profissional (CIP). Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima do exercício ilegal da profissão ou de espaços de prática da Educação Física clandestinos. Denuncie pelo Telefone/WhatsApp (81) 9 8877 6678, pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso site, garantimos sigilo.

Compartilhar no: