Você está visualizando atualmente CREF12/PE reforça ato que pede a nomeação dos Profissionais de Educação Física aprovados para o Programa Academia da Cidade (PAC)

CREF12/PE reforça ato que pede a nomeação dos Profissionais de Educação Física aprovados para o Programa Academia da Cidade (PAC)

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Quando nomeados, Profissionais de Educação Física assumirão os postos de trabalho no Recife

Na manhã desta quinta-feira (17), Profissionais de Educação Física aprovados no último concurso para a Secretaria de Saúde do Recife, fizeram um ato público em Boa Viagem, na Zona Sul, solicitando a nomeação e o preenchimento das vagas ociosas no Programa Academia da Cidade (PAC).

A manifestação contou com apoio de usuários do Polo da Academia da Cidade, na Praia de Boa Viagem, que se encontra fechado por falta de profissionais e problemas estruturais, além da participação do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), representado pela Conselheira Vivane Lima (CREF 003645 – G/PE) e por Ícaro Carvalho (CREF 003115-G/PE), da Associação dos Profissionais de Educação Física de Pernambuco (APEF).

No local, os usuários relataram com tristeza, os danos à saúde causados pela suspensão das atividades do polo: “Há pessoas com depressão, doentes, idosos, sentindo muita falta do programa. Alguns estão pagando um profissional pra realizar atividade, outros estão indo pra outro polo, mas a maioria está sem isso aqui. Faz muita falta e a prefeitura não reabre o polo!” desabafa uma usuária junto ao grupo.

“Os profissionais aqui estão pedindo não apenas por seu direito de nomeação, já que foram aprovados no concurso de 2020, mas além disso, querem poder contribuir com a saúde e bem-estar dessa população, que reconhece a importância do PAC em suas vidas. O programa tem acumulado problemas e essa grande lacuna no quadro de profissionais tem acentuado essa situação. Há professores afastados por problemas de saúde, sobrecarregados, atuando sozinhos nos polos, com dificuldades para gozar férias e licenças. Enquanto temos profissionais aprovados, aptos ao trabalho, aguardando uma nomeação que vem a conta-gotas, muito esporadicamente”, relata o presidente da APEF-PE, Prof. Ícaro Carvalho (CREF 003115-G/PE).

Cumprindo agenda no Sertão e por isso não pôde comparecer ao ato público, o professor e presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco, Lúcio Beltrão (CREF 003574 – G/PE), ressaltou a importância da nomeação dos Profissionais de Educação para suprir o déficit no Programa da Academia da Cidade.

“O CREF de Pernambuco apoia toda manifestação pacífica e ordeira, benéfica à Educação Física e à sociedade. Esta luta é legítima. Já cobramos algumas vezes à Prefeitura do Recife, a nomeação dos Profissionais de Educação Física para suprir o déficit no Programa Academia da Cidade, que é um exemplo para o Brasil. O CREF12/PE também tem solicitado às prefeituras e governo estadual a inserção do Profissional de Educação Física, preferencialmente via concurso público, no SUS (Sistema Único de Saúde) em locais como NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), UBS (Unidade Básica de Saúde), hospitais, entre tantos outros locais de intervenção”, finalizou.