Você está visualizando atualmente Presidente do CREF12/PE Lúcio Beltrão leva ‘Fale com o Presidente’ às cidades de Floresta, Salgueiro e Afogados da Ingazeira

Presidente do CREF12/PE Lúcio Beltrão leva ‘Fale com o Presidente’ às cidades de Floresta, Salgueiro e Afogados da Ingazeira

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:7 minutos de leitura

Entre os dias 14 e 18 de fevereiro, o Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), levou o “Fale com o Presidente”, programa criado pela atual gestão, para as cidades de Floresta, Salgueiro e Afogados da Ingazeira, todas no sertão pernambucano.

Durante a semana, o presidente conversou com estudantes e Profissionais de Educação Física, empresários, gestores, responsáveis técnicos das academias de mais de 30 cidades do sertão, posou para centenas de fotos, visitou academias, clubes e escolas, se encontrou com vereadores, secretários municipais, gestores das Gerências Regionais de Educação (GRE) e Gerências Regionais de Saúde (Geres), o prefeito de Afogados da Ingazeira Sandrinho Palmeira (PSB), além de entrevistas às rádios e blogs locais.

“Esses encontros foram acima de qualquer expectativa. Atingimos um público bem significativo, diversificado e heterogêneo, o que é muito bom. Mostramos um pouco do trabalho diferenciado e impactante que temos realizado, explicamos o papel das comissões do CREF e dos conselhos profissionais, diferença entre entidades (conselho, sindicato e associação), orientamos, tiramos dúvidas, ouvimos muito, fizemos articulação política, demos muitas entrevistas, estamos cada vez mais conectados com a categoria, então estamos extremamente satisfeitos com o resultado alcançado através de muita transparência, austeridade, inovação, esforço coletivo e diálogo”, explicou Beltrão.

O presidente ainda explicou que com o auxílio da tecnologia, tornou-se completamente desnecessário pensar em construção de sede e/ou seccionais no interior do estado, pois através do site e aplicativo já é possível resolver absolutamente tudo de forma on-line. Portanto, pessoas físicas e jurídicas não precisam comparecer à sede.

Há ainda 39 Profissionais Delegados (voluntários) que ajudam na aproximação do CREF12/PE com os registrados (PEF e PJ) e a sociedade (políticos, imprensa, parceiros do CREF Club, etc), além de contribuírem, ainda mais, na interiorização.

A autarquia federal ainda tem um serviço itinerante chamado de “CREF Visita” que vai em todas as microrregiões do estado oferecendo todos os serviços administrativos (registro de pessoas físicas e jurídicas, renovação de documentos, biometria, assinatura digital, foto, negociação de dívidas, etc) que são oferecidos na sede.

Nas reuniões, o presidente também falou que em 2019 e 2021, a equipe de Orientação e Fiscalização esteve em 100% dos municípios pernambucanos, mais de uma vez. Em 2020, mesmo com a pandemia e lockdown, o CREF12/PE fiscalizou mais de 93% das cidades do estado. A fiscalização tem sido um grande destaque da gestão que recentemente passou a utilizar drone para captar imagens. O Conselho também tem atuado forte nas fiscalizações de redes sociais, sendo referência no país.

Durante toda a semana no Sertão, o Prof. Lúcio Beltrão, presidente do CREF12/PE, também esclareceu sobre as principais infrações cometidas pelas pessoas físicas e jurídicas registradas na autarquia e falou da importância da regularidade das academias, box, clubes, estúdios e similares. “Os estabelecimentos precisam estar com o Certificado de Registro de Pessoa Jurídica atualizado e colocado em local bem visível para que todos possam olhar e conferir. É obrigatório ainda a presença do Profissional de Educação Física regular junto ao CREF em qualquer horário que a academia ou similar esteja aberta. Sem isso a academia será interditada, pois o risco à saúde e à vida da população é gigante. Defendemos a sociedade e por isso estimulamos a prática regular de exercícios físicos com orientação profissional para evitar lesões e até mesmo a morte”, alertou.

O presidente informa ainda que muitas pessoas não formadas em Educação Física estão exercendo ilegalmente a profissão. “Médico, nutricionista, engenheiro, fisioterapeuta, estagiário, coach, blogueiro, artista, fisiculturista, estudante universitário, atleta, pedagogo, influenciador digital, advogado ou qualquer outro profissional não pode orientar, dar dicas ou prescrever exercício físico. Apenas o Profissional de Educação Física tem essa prerrogativa. Qualquer outro que faça algo dessa natureza responderá criminalmente por exercício ilegal da profissão. A sociedade precisa denunciar quem comete tais ilegalidades”, afirmou o advogado e presidente do CREF de Pernambuco, Prof. Lúcio Beltrão.

Para trabalhar com Educação Física em academia, escola (pública ou privada), hospital, parque, praia, condomínio ou qualquer outro local é obrigatório estar registrado e regular junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF). No site do CREF12/PE é possível fazer denúncias e também verificar (consulta pública) a regularidade das pessoas físicas e jurídicas.

Desde que assumiu à presidência, mesmo com a pandemia, o Presidente Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE) já esteve presencialmente em todas as microrregiões pernambucanas. Sertão do Araripe, Sertão do São Francisco, Sertão de Itaparica, Sertão Central, Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó, Agreste Meridional, Agreste Central, Agreste Setentrional, Vale do Capibaribe, Mata Norte, Mata Sul e Região Metropolitana. Centenas de pessoas já foram atendidas através do Fale com o Presidente, seja na sede da autarquia ou em reuniões no interior do estado.