Você está visualizando atualmente Diplomas falsos são combatidos com eficiência pelo CREF12/PE

Diplomas falsos são combatidos com eficiência pelo CREF12/PE

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

O CREF12/PE tem trabalhado muito pela valorização da Educação Física e em defesa da sociedade. Nos últimos 12 meses, enviamos ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal, 15 denúncias de diplomas falsos (tanto de licenciatura quanto de bacharelado), além de 218 solicitações às Instituições de Ensino Superior (IES) e ao Ministério da Educação de veracidade sobre a regularidade de diplomas.

Por causa das ações de fiscalizações constantes do CREF12/PE, as pessoas sem formação e habilitação que trabalhavam em diversos locais (públicos e privados) como academias, escolas, praças, não estão mais no exercício ilegal da profissão. Algumas inclusive eram servidores efetivos (concursados), mas graças ao trabalho sério e eficiente do Conselho foram exoneradas, após o devido processo legal e agora respondem criminalmente pelas infrações.

“O local de trabalho dos Profissionais de Educação Física, sejam licenciados ou bacharéis, é sagrado. Naturalmente, quaisquer espaços podem e devem ser objeto de regulação e fiscalização dos diversos órgãos. Entendo, portanto, ser uma aberração jurídica, moral e intelectual defender que um determinado local – seja escola, hospital, quartel, etc – não possa ser fiscalizado ou investigado por Ministério Público, Tribunal de Contas, Conselho Profissional, Polícia Civil ou Federal, por exemplo. A lei é ou deveria ser para todos. Isso é fundamental para a sociedade e para a democracia. Infelizmente, nem todos agem com coerência e preferem discursos populistas e demagógicos”, ressaltou o prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE) e presidente do CREF12/PE.

O CREF12/PE orienta que em escolas, academias, parques, box, praias, condomínios, praças, clubes, ou qualquer outro local, deve-se exigir a Cédula de Identidade Profissional (CIP), que é o registro profissional do professor junto ao Conselho.

Qualquer cidadão também pode consultar o site do CREF12/PE (https://sistema.cref12.org.br/spw/ConsultaCadastral/Principal.aspx) ou do CONFEF (https://www.confef.org.br/confef/registrados/) para saber quem é registrado ou não no Sistema CONFEF/CREFs.