Comissão de Ética Profissional do CREF12/PE promove Júri Simulado com estudantes da UFPE

Comissão de Ética Profissional do CREF12/PE promove Júri Simulado com estudantes da UFPE

Por meio de uma parceria entre o CREF12/PE e a Universidade Federal de Pernambuco, membros da Comissão de Ética Profissional participaram de um júri simulado com estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física da instituição de ensino.

Com exemplificação de processos éticos concretos, que fazem parte do cotidiano da Comissão de Ética do CREF12/PE, os estudantes tiveram a oportunidade de ocuparem papéis (com processual orientação) que norteiam a realidade do rito processual e puderam experimentar situações do cotidiano do Profissional de Educação Física durante sessão realizada na sala da Plenária Osvaldo Serejo, na sede do CREF12/PE, no Prado, no Recife.

“O intuito é valorizar qualitativamente o protagonismo discente no âmbito do dialógico processo de ensino-aprendizagem acerca da dinâmica do Conselho de sua futura profissão, com toda orientação processual, contextualização das rotinas protocolares da Comissão de Ética e, com isso, oferecer mais uma referência de serviços que, respeitando questões institucionais e éticas, já podemos ofertar para instituições de ensino superior enquanto possibilidade de parcerias interinstitucionais em que aprendemos bastante com a sensibilidade dos discentes que brevemente vão estar no mundo do trabalho profissional e com a dimensão ética potencializada pelo momento construído coletivamente”, enfatizou o presidente da Comissão de Ética Profissional, conselheiro do CREF12/PE e professor do curso de Educação Física da UFPE, Henrique Gerson Kohl (CREF 002132-G/PE).

“O CREF12/PE está aberto para contribuir com a aprendizagem dos estudantes de outras instituições de ensino superior e caso alguém tenha interesse em firmar parcerias basta se dirigir à sede do CREF12/PE porque nosso objetivo é receber os alunos na sede e também levarmos essa troca de conhecimentos e experiências para as faculdades também”, disse o Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE).

O Júri Simulado é um projeto-piloto realizado em três terças-feiras seguidas, dividindo uma turma em seis grupos, com seis processos para análise e seis momentos de simulação colegiada por todos e equipe técnica numa aprendizagem conjunta. Faz parte do componente curricular obrigatório dentro da Disciplina Ética Profissional em Educação Física da UFPE.

Estiveram presentes ao Júri Simulado, os membros do Conselho de Ética Profissional, Anderson Almeida (CREF 005086-G/PE), Álvaro Morais (CREF 000867-G/PE), a assessora Técnica da Comissão Lidiana Lira e o presidente da Comissão de Ética Profissional, conselheiro do CREF12/PE, e professor do curso de Educação Física da UFPE, Henrique Gerson Kohl (CREF 002132-G/PE).

Compartilhar no: