Diploma de Américo da Silva Lucas Filho, primeiro a receber título de professor civil de Educação Física, doado ao CREF12/PE

Diploma de Américo da Silva Lucas Filho, primeiro a receber título de professor civil de Educação Física, doado ao CREF12/PE

Em visita à sede do CREF12/PE, o Profissional de Educação Física Gustavo Lucas (CREF 000075-G/PE) compartilhou com o presidente do Conselho Lúcio Beltrão (CREF 003574 – G/PE), a história do seu pai Américo da Silva Lucas Filho, que foi o primeiro professor civil de Educação Física com formação plena.

Na ocasião, Gustavo Lucas entregou o diploma do pai confirmando sua formação em Educação Física pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos – Universidade Nacional, datado em 14 de fevereiro de 1946. O documento ficará no acervo do Conselho.

“Meu pai começou a estudar Educação Física em 1942 por meio de uma bolsa cedida pelo meu tio, na Escola Nacional. E por causa disso meu pai foi morar no Rio de Janeiro com 16 anos. E aí ele voltou para o Recife em 1946 já formado, na ocasião, recebeu uma bolsa do estado e começou a trabalhar. Trabalhou por mais de 40 anos no Estado e no ETPE. Também recebeu algumas bolsas do Governo Federal. E depois disso recebeu o título de primeiro professor civil de Educação Física do estado de Pernambuco. Na época, os Profissionais de Educação Física eram do Exército ou da polícia. E as mulheres que exerciam a profissão eram chamadas de recreadoras porque tinham formação no Ensino Médio”.

Compartilhar no:
plugins premium WordPress