Você está visualizando atualmente <strong>Conselheiro Henrique Kohl será homenageado com a mais alta honraria da Educação Física no Brasil</strong>

Conselheiro Henrique Kohl será homenageado com a mais alta honraria da Educação Física no Brasil

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Conselheiro Henrique Kohl será homenageado com a mais alta honraria da Educação Física no Brasil

O Prof. Dr. Henrique Gerson Kohl (CREF 002132-G/PE) receberá no dia 08 de dezembro, a Honraria Manoel José Gomes Tubino, a mais alta condecoração do Congresso Nacional voltada à Educação Física. Realizada pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, a entrega das medalhas e dos certificados acontecerá no Salão Nobre, da Câmara dos Deputados, em Brasília. A Honraria Manoel José Gomes Tubino presta uma homenagem aos Profissionais de Educação Física que são referência na profissão.

Dr. Henrique Kohl (conhecido como Tchê) será o quarto Profissional de Educação Física registrado no CREF12/PE a receber a medalha Manoel José Gomes Tubino. Em 2021, Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), Ismael Marques (CREF 007121-G/PE) e Yane Marques (CREF 006457- G/PE) receberam a mais alta condecoração do Congresso Nacional voltada à Educação Física.

“Sem palavras para agradecer tamanha honraria que, com convicção, atesto ser fruto da coletividade que segue somando sempre com cada ação em coletividade. Agradeço ao  proponente da honraria, o deputado federal Felipe Carreras, que também é  presidente da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, ao Lúcio Beltrão, amigo e presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), parceiro e signatário da indicação, dentre outros gestos que muito agradeço, especialmente no âmbito de seguir aprendendo com uma gestão ética, crítica, acessível, democrática e propositiva no âmbito da Educação Física. Aos espaços nos quais trabalhei e sigo trabalhando (UFPE, capoeira). Gratidão imaterial para a respeitável Comissão do Esporte pela aprovação da indicação, dentre outros feitos valorosos e a minha família”,agradeceu o professor Kohl.

Henrique Kohl: É conselheiro do CREF12/PE (2019-2024). Presidente da Comissão de Ética Profissional do CREF12/PE. Docente do Curso de Educação Física na UFPE. Pós-Doutorado em Educação-UFPE. Mestre e Doutor em Educação pela UFPE. Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira. Contramestre de Capoeira. Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física – UFPE. Trabalhou em academias, escolas da rede privada (Colégio Apoio, Colégio Equipe, Colégio Motivo, Escola e Curso Panorama, Escola Integral e Grupo Gênese de Ensino), em instituições de ensino superior (Faculdade de Formação de Professores de Goiana, Faculdade Salesiana do Nordeste e Universidade Federal Rural de Pernambuco) em laboratório de pesquisa, projetos de extensão e demais espaços. Para além da UFPE e do CREF12/PE, segue colaborando voluntariamente em alguns espaços como: Prêmio Berimbau de Ouro-BA, International Capoeira Association-ICA, União das Federações de Capoeira do Brasil-UFCB, Comissão Estadual para Salvaguarda Capoeira-PE, Congresso Unitário de Capoeira-CNUC, Conselho de Representantes da ADUFEPE, Conselho Municipal de Política Cultural do Jaboatão dos Guararapes, Academia de Letras do Jaboatão dos Guararapes, Revista Íbamo, Pré-fundação Besouro Mangangá, dentre outros.

SOBRE A HONRARIA – Manoel José Gomes Tubino (1939-2008) foi presidente da Federação Internacional de Educação Física e do Conselho Nacional de Desportos. Doutor em Educação Física e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) foi secretário de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação. É considerado ícone na propagação da educação física como inclusão social. Em seu nome, são homenageados profissionais de educação física que se dedicam a promover o esporte e a atividade física como instrumento de socialização e promoção do bem-estar e da qualidade de vida.