Você está visualizando atualmente <strong>CREF12/PE realiza Operação Carcará em 26 municípios e interdita sete academias no Sertão pernambucano</strong>

CREF12/PE realiza Operação Carcará em 26 municípios e interdita sete academias no Sertão pernambucano

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

CREF12/PE realiza Operação Carcará em 26 municípios e interdita sete academias no Sertão pernambucano

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12-PE) realizou entre os dias 07 e 12 de novembro mais uma edição da Operação Carcará, no Sertão pernambucano.

Ao todo 26 municípios da região foram fiscalizados e 30 denúncias averiguadas, incluindo um total de 82 locais de prática vistoriados, sendo 57 academias e 15 escolas.

Deste total, 155 pessoas fiscalizadas, sete academias interditadas por funcionar sem um responsável técnico, em Arcoverde, Pesqueira, Ouricuri, São José do Belmonte, Ipubi e Santa Filomena.

Além disso, 20 partidas dos jogos escolares em Serra Talhada foram vistoriadas, 115 pessoas fiscalizadas, destas, 19 pessoas notificadas por exercício ilegal da profissão e 14 tiveram as atividades suspensas

 “A Operação Carcará contou com a mobilização de toda a equipe do Departamento de Orientação e Fiscalização. Foram cinco agentes de fiscalização e quatro conselheiros envolvidos na operação, sendo nossa maior operação de fiscalização este ano. O CREF12/PE trabalha para que à sociedade tenha um serviço de qualidade sendo prestado na área da atividade física, por Profissionais qualificados”, ressalta o chefe de Fiscalização do CREF12/PE, Marcelo Santos (CREF 005785-G/PE).

“A condição para o exercício da profissão de Educação Física, independente do campo de atuação (escola, academia, hospital, esportes, etc), é a regularidade junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF). Não basta ser ex-atleta ou ser formado em educação física, por exemplo. É indispensável estar regular junto ao CREF. Portanto, é imprescindível formação acadêmica em IES (Instituição de Ensino Superior) regular junto ao MEC e claro o registro no Conselho. Quem trabalha com Educação Física sem estar regular junto ao CREF responde criminalmente” explica o advogado e presidente do CREF de Pernambuco, Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE) ”.

A Operação Carcará foi realizada com quatro equipes de Orientação e Fiscalização do CREF1/PE. As equipes realizaram as fiscalizações nos seguintes municípios: Afrânio, Araripina, Ipubi, Lagoa Grande, Ouricuri, Petrolina, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Trindade, São José do Belmonte, Mirandiba, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Tabira, Afogados da Ingazeira, Brejinho, São[CdM1]  José do Egito, Salgueiro, Serrita, Cedro, Arcoverde, Betânia, Pesqueira, Iguaracy,  Sertania e Paranatama.

A atuação do CREF12/PE no combate aos espaços clandestinos e às pessoas que exercem a profissão sem formação superior e sem registro profissional junto ao Conselho garante um serviço de qualidade nos espaços que oferecem atividades físicas e também pode-se evitar acidentes ou até mortes dependendo do treino realizado com pessoas leigas.

Por isso é tão importante que as pessoas também denunciem e ajudem o CREF12/PE nesse trabalho. O CREF12/PE dispõe de três canais para denúncias: pelo telefone/WhatsApp: (81) 9 8877 6678, ou e-mail: fiscalizacao@cref12.org.br ou no cref12.org.br/denuncia/.


 [CdM1]