Você está visualizando atualmente <strong>Operação Praia Legal do CREF12/PE notifica quatro pessoas pelo exercício ilegal da profissão no Litoral Pernambucano</strong>

Operação Praia Legal do CREF12/PE notifica quatro pessoas pelo exercício ilegal da profissão no Litoral Pernambucano

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região Pernambuco (CREF12/PE) realizou entre os dias 09 e 13 de janeiro, a Operação Praia Legal, na orla das cidades do Recife, de Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Tamandaré e São José da Coroa Grande,

O objetivo foi coibir o exercício ilegal da profissão e orientar as pessoas que praticam atividades físicas nas praias sobre a importância de buscarem acompanhamento de um Profissional de Educação Física habilitado junto ao Conselho.

Ao todo, 40 atividades fiscalizadas (personal trainer, treinamento funcional, vôlei de praia, beach tênis e natação); 42 profissionais de Educação Física; oito estudantes, quatro pessoas foram notificadas pelo exercício irregular da profissão e duas atividades suspensas por funcionar sem profissional.

“ Chegamos ao final da Operação Praia Legal com um saldo positivo. A atuação das nossas equipes de Orientação e Fiscalizações foram bem avaliadas tanto pelos Profissionais de Educação Física quanto pelos usuários. O nosso objetivo é verificar se o Profissional de Educação Física possui registro profissional – a Cédula de Identidade Profissional (CIP) e retirar do mercado pessoas não habilitadas a orientar atividades físicas esportivas e similares. Os alunos salientaram a importância de se verificar a legalidade dos profissionais e ficaram satisfeitos em saber que seus instrutores estavam regularizados”, destacou Rebekka Kretzschmar Torres (CREF 003456 –G/PE), agente de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE.

Em uma dessas fiscalizações, na orla da praia em Olinda, na Região Metropolitana, a aposentada Roziane Ferreira, de 65 anos, que realiza exercício físico três vezes por semana no local, aprovou a iniciativa do CREF12/PE.

“ Acho a fiscalização importante porque existem pessoas que dão aulas, mas não são formados, não sabe se está fazendo certo ou errado. Quando vou fazer uma atividade física procuro saber se o professor é formado porque vou entregar à minha saúde ao profissional”.

“ O CREF12/PE ajuda o Profissional de Educação Física a atuar de forma regulamentada e também orienta às pessoas sobre a importância de um trabalho qualificado com pessoas habilitadas”, enfatizou a Profissional de Educação Física, Otávia Aragão (CREF 003803 -P/PE) registrada e que desenvolve aulas de ginástica voltada para mulheres da terceira idade na Orla de Olinda.

As fiscalizações do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região Pernambuco (CREF12/PE) seguem em todos espaços com exercícios físicos como praias, academias, escolas, parques, studios e etc para que a sociedade tenha acesso a um serviço de qualidade evitando acidentes ou até mortes dependendo do treino realizado com pessoas leigas.

Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima do exercício ilegal da profissão ou de espaços de prática da Educação Física clandestinos. Denuncie pelo telefone/WhatsApp (81) 9 8877 6678, pelo e-mail fiscalizacao@cref12.org.br ou pelo site: cref12.org.br. O sigilo é garantido.