Você está visualizando atualmente CREF12/PE é o primeiro no Brasil utilizar a tecnologia dos drones e de câmeras corporais nas ações de Orientação e Fiscalização

CREF12/PE é o primeiro no Brasil utilizar a tecnologia dos drones e de câmeras corporais nas ações de Orientação e Fiscalização

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

CREF12/PE é o primeiro no Brasil utilizar a tecnologia dos drones e de câmeras corporais nas ações de Orientação e Fiscalização

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) inaugurou novo formato de fiscalização com câmeras corporais nos uniformes dos agentes de Orientação e Fiscalização. No primeiro dia, a ação de fiscalização desta nova tecnologia aconteceu, na manhã desta segunda-feira (08), nas academias localizadas na Zona Norte do Recife.

As equipes de Orientação e Fiscalização do Conselho visitaram cinco academias nos bairros da Linha do Tiro, Vasco da Gama, Bomba do Hemetério, Alto do Mandú. Durante a ação, academia R2, na Linha do Tiro foi interditada por funcionar sem Responsável Técnico anotado junto ao CREF12/PE e também não tinha nenhum Profissional de Educação Física habilitado no espaço. Já havia sido orientada em outra fiscalização, mas não se regularizou.

E outra academia no bairro de Nova Descoberta, a Start Fit foi notificada. No local, o Profissional de Educação Física não tinha registro no CREF12/PE, mas estava em processo para tirar a documentação e a licença da academia estava vencida desde 2017. Foi dado prazo para que o estabelecimento se regularize junto ao Conselho.

Ao todo, cinco câmeras corporais estarão à disposição dos agentes que possibilitarão a gravação em vídeo com áudio, captura de fotos e gravação de áudio. A tecnologia é a mesma utilizada nas atividades de outros agentes públicos de outros estados (Polícia Militar, Civil, departamento de Trânsito, de Saúde).

É importante frisar que os efeitos positivos do uso da câmera ocorrem não só para os cidadãos, mas também para os Agentes de Orientação e Fiscalização, que passam a contar com esse instrumento para solução de possíveis questionamentos sobre a veracidade de determinadas ocorrências.

As câmeras realizam o registro real dos fatos, possibilitando a responsabilização dos envolvidos. E a transparência vai beneficiar diretamente o bom trabalho dos Agentes de Orientação e Fiscalização e o cidadão de boa índole. O uso da tecnologia é mais um meio de dissipar dúvidas e assegurar direitos. A câmera no uniforme dos Agentes de Orientação e Fiscalização protege o fiscal, o cidadão e a lei.

De acordo com o presidente do CREF12/PE Lúcio Beltrão (CREF 003574 –G/PE), o uso desta tecnologia será em benefício da Educação Física e do bem-estar da sociedade.

“Assim como uso do drone nas fiscalizações, as câmeras para os fiscais, aplicativo, CIP digital, investimento em pessoal, entre outras ações mostram o trabalho diferenciado que temos realizado. O investimento promove mais segurança e produtividade para ações de fiscalização nas academias, praças, parques, praias e os mais diversos locais de prática da Educação Física”.