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CREF12/PE solicita retirada do FUNDEB do novo arcabouço fiscal

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CREF12/PE solicita retirada do FUNDEB do novo arcabouço fiscal

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) encaminhou ofício aos 81 senadores relatando sua preocupação com os graves riscos ao desdobramento da inclusão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) no teto de gastos do novo arcabouço fiscal.

A autarquia federal criada através da Lei 9696/98 que conta atualmente com 18 mil Profissionais de Educação Física registrados em todas as cidades pernambucanas e 2 mil pessoas jurídicas, que atua combatendo o exercício ilegal da profissão e na defesa da ética profissional ressalta que para garantir um sistema educacional de qualidade é necessário um financiamento efetivo, por meio de uma reforma no sistema educacional, com escolas mais atrativas, quadras poliesportivas cobertas em todas as escolas públicas e privadas, bem como investimento na compra e reposição de materiais didáticos essenciais de trabalho do Profissional de Educação Física como material didático, livros, e artigos esportivos para as aulas de Educação Física.

Para garantir um sistema educacional de qualidade é necessário mais e melhor financiamento. Em maio deste ano, foram divulgados os resultados do exame do estudo internacional de leitura Progress in International Reading Literacy Study (Pirls), que avalia as habilidades de leitura e de compreensão de textos em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

O Brasil participou desse teste pela primeira vez, e, para nossa tristeza, ficou nas últimas posições. Em um ranking de 57 países, o Brasil ficou em 52° lugar, à frente apenas de Irã, Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul. Porém, ficou atrás de países como Macedônia do Norte, Omã, Uzbequistão e Kosovo. Foi a primeira vez que o Brasil participou da avaliação. O Pirls é realizado a cada cinco anos, desde 2001. A prova é organizada pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), uma cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas.

As escolas, inicialmente, precisam ser atrativas. Muitas escolas parecem presídios. São superlotadas, quentes, pequenas e inseguras. Precisamos de uma grande reforma no sistema educacional. Necessitam de salas climatizadas, material, segurança, laboratórios, tecnologia, merenda de qualidade, espaços de convivência e lazer, horta, parquinhos, funcionários motivados, investimento na compra e reposição de materiais didáticos essenciais de trabalho do Profissional de Educação Física, como por exemplo bolas para handebol, vôlei, basquete, futebol, etc, tabelas, barras, raquetes, cones, bambolês, redes, tatames, padrão, step. É impensável ainda hoje termos escolas sem quadras cobertas.