Você está visualizando atualmente Operação Praia Legal do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) tem saldo positivo no litoral pernambucano

Operação Praia Legal do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) tem saldo positivo no litoral pernambucano

  • Autor do post:
  • Categoria do post:notícias
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) realizou entre os dias 22 e 27 de janeiro, a Operação Praia Legal, na orla das cidades do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão, Tamandaré, Itamaracá, Ipojuca e São José da Coroa Grande.

O objetivo foi coibir o exercício ilegal da profissão e orientar as pessoas que praticam atividades físicas nas praias sobre a importância de buscarem acompanhamento de um Profissional de Educação Física habilitado junto ao Conselho.

Ao todo, foram 35 atividades fiscalizadas (Personal Trainer, treinamento funcional, vôlei e etc); 36 pessoas fiscalizadas, entre elas estudantes e Profissionais de Educação Física; Uma atividade em Jaboatão foi suspensa por não contar com Profissional habilitado ao exercício da função.

De acordo com a Assessora Técnica de Fiscalização do CREF12/PE, Daniela Amorim (CREF 006164-G/PE), o saldo da Operação Praia Legal foi positivo.

“Podemos considerar a ação como bastante positiva, visto que apenas um local com as atividades foram encerradas por não ter profissional habilitado, pois ele estava fora da área de atuação. Também aproveitamos a oportunidade para orientar a população sobre a atuação legal do Profissional de Educação Física, que deve estar devidamente registrado no CREF 12/PE, dessa forma tendo a garantia de um serviço de qualidade e segurança”, explica.

Todos os anos a equipe de Orientação e Fiscalização do CREF12/PE verifica se os exercícios físicos que estão sendo desenvolvidos nas praias de Pernambuco, são dinamizados por Profissional de Educação Física. É de suma importância que um treinamento funcional ou outra atividade esportiva tenha um Profissional na orientação. Isso é a certeza de um serviço de qualidade e segurança para a sociedade.

As fiscalizações seguem em todos os espaços com exercícios físicos como praias, academias, escolas, parques, studios e etc para que a sociedade tenha acesso a um serviço de qualidade evitando acidentes ou até mortes dependendo do treino realizado com pessoas leigas. O CREF12/PE trabalha com drone e os fiscais utilizam câmeras corporais desde 2021 para realizar as fiscalizações com excelência.

Quem estiver iniciando as atividades físicas pode verificar se o professor está habilitado e registrado junto ao Conselho. Você pode exigir que ele apresente a Carteira de Identidade Profissional (CIP). Estando registrado, o Profissional está apto para prescrever o treino de forma segura.

Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima do exercício ilegal da profissão ou de espaços de prática da Educação Física clandestinos. Denuncie pelo site: cref12.org.br/denuncia/. O sigilo é garantido.