CREF12/PE participa do 3º Simpósio Brasileiro de Fiscalização em Educação Física, em Brasília

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) participou, nesta sexta-feira (19), do 3º Simpósio Brasileiro de Fiscalização em Educação Física, realizado em Brasília (DF). O encontro reuniu representantes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de todo o país para discutir estratégias, procedimentos e avanços relacionados às ações de fiscalização da profissão.

Representaram o CREF12/PE o presidente da autarquia, Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE); o presidente da Câmara de Fiscalização, Felipe Lira (CREF 004445-G/PE); o conselheiro federal Henrique Kohl (CREF 002132-G/PE); o chefe da equipe de Fiscalização, Marcelo Santos (CREF 005785-G/PE); e a gerente-geral, Isabela Alencar (OAB/PE 42735).

Durante o simpósio, os participantes debateram temas como a unificação de protocolos e procedimentos em todo o país, a construção do Manual Nacional de Fiscalização e o alinhamento das ações às diretrizes e acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU). O evento também abriu espaço para a troca de experiências entre os Conselhos Regionais.

Para o presidente do CREF12/PE, Lúcio Beltrão, o encontro foi uma oportunidade importante para fortalecer o trabalho desenvolvido em todo o Brasil.

“Simpósio mega produtivo, com a participação de representantes da Educação Física de todo o Brasil para uniformizar as ações, importância de investir em tecnologia, inteligência artificial, inovação, contabilizar os gastos com fiscalização, além da troca de experiências sobre as boas práticas desenvolvidas por cada CREF”, destacou.

O CREF12/PE é referência para as outras regiões do país. O Conselho foi o primeiro entre os conselhos profissionais brasileiros a implantar um podcast em áudio e vídeo, além de desenvolver ações de fiscalização online. Também foi pioneiro na utilização de drones e câmeras corporais em atividades de orientação e fiscalização, sendo a primeira entidade de Pernambuco a adotar as chamadas bodycams.

Outro diferencial do conselho é o alcance das ações fiscalizatórias realizadas no estado. Semestralmente, todos os municípios pernambucanos recebem visitas da equipe de fiscalização. Além disso, anualmente, o trabalho contempla a totalidade das pessoas jurídicas registradas, incluindo academias, estúdios, boxes, clubes, associações e assessorias esportivas.