Conselheiro Federal Henrique Kohl (CREF 002132-G/PE) é selecionado para Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE)

O Conselheiro Federal do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), eleito por Pernambuco, Dr. Henrique Kohl (CREF 002132-G/PE), foi um dos 35 gestores do país selecionados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para participar da 15ª edição do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) que tem carga horária de 360 horas e duração de 11 meses. Nesta edição, o curso terá como tema central o Esporte Seguro, abordando ferramentas, conhecimentos e boas práticas voltadas à criação de ambientes esportivos mais seguros, inclusivos e livres de qualquer forma de violência.

O CAGE é uma iniciativa da Solidariedade Olímpica Internacional (SOI), do Comitê Olímpico Internacional (COI) e será realizado em formato híbrido, com oito módulos, sendo quatro a distância, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e quatro presenciais, no Rio de Janeiro. Ao longo do programa, os participantes serão capacitados para desenvolver e implementar políticas e práticas de Esporte Seguro em suas organizações, incluindo mapeamento de riscos, definição de procedimentos e criação de protocolos de prevenção e resposta a situações de violência, assédio e negligência. Como trabalho de conclusão, cada aluno deverá elaborar um projeto aplicado de Esporte Seguro para sua instituição.

O CAGE é reconhecido como uma das principais iniciativas de capacitação em gestão esportiva do país. O programa combina atividades presenciais e virtuais, desenvolvendo competências em liderança, governança e planejamento estratégico, sempre com foco no fortalecimento das organizações esportivas brasileiras.O processo seletivo foi realizado em duas fases, incluindo análise dos critérios de elegibilidade e entrevistas com os candidatos aprovados. Os resultados finais foram divulgados neste mês de setembro, e as aulas terão início em outubro de 2026.

O Prof. Henrique Kohl é o terceiro membro do Sistema CONFEF/CREFs que obtém aprovação na concorrida seleção. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), presidente do CREF12/PE, e Nicole Azevedo (CREF 000859-G/DF), tesoureira do CREF7/DF, foram concluintes das turmas 12 e 14, respectivamente. Pelo elevado padrão do curso e rigoroso processo de seleção, o CAGE é considerado a qualificação mais prestigiada em gestão esportiva de todo o país. 

Currículo do selecionado:

Docente do Curso de Educação Física da UFPE (2011). Pós-Doutorado em Educação-UFPE (2021). Doutor em Educação-UFPE (2012). Mestre em Educação- UFPE (2007). Mestre de capoeira-Associação Capoeira Interação (2023). Licenciatura Plena em Educação Física – UFPE (2004). Conselheiro Federal por PE junto ao CONFEF (2025-2028). Foi Conselheiro Efetivo do CREF12/PE (2019-2024).

plugins premium WordPress