PROGRAMA GESTÃO EM AÇÃO DO CREF12/PE PERCORREU O INTERIOR DO ESTADO

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Uncategorized
  • Tempo de leitura:7 minutos de leitura

PROGRAMA GESTÃO EM AÇÃO DO CREF12/PE PERCORREU O INTERIOR DO ESTADO 

Durante o programa, a presidência realizou reuniões, visitas e ações em busca da valorização do profissional

 Na semana de 21 a 25 de agosto, a presidência do CREF12/PE esteve visitando três cidades do interior de Pernambuco, promovendo o programa “Gestão em Ação”, com a comitiva formada pela presidente Nadja Harrop, a vice-presidente Carolina Maciel, a conselheira Suely Morais e a chefe de fiscalização Rosângela Albuquerque.

O objetivo do programa é se reunir com autoridades e gestores públicos ligados à saúde e à educação para traçar estratégias que valorizem a Educação Física e garantam à sociedade o serviço de qualidade.

Também durante a semana, foi realizado o recadastramento biométrico dos profissionais da região, procedimento que foi iniciado em janeiro, na capital Recife, e está sendo interiorizado ao longo do segundo semestre. 

Arcoverde

Em Arcoverde, no dia 21 de agosto, foi realizada reunião com a Promotora de Justiça do Ministério Público, Dra. Érika Garmes, para tratar da oferta da disciplina Educação Física na rede de ensino municipal. Além disso, foi discutida a atuação dos Profissionais de Educação Física nas academias, nos programas federais, estaduais e municipais de educação, saúde e esportes, e da contratação dos estagiários de Educação Física.

O CREF12/PE se reuniu, ainda, com o diretor da AESA/ESSA, Alexandre Lira, momento no conversaram sobre as diferentes intervenções do Profissional de Educação Física, sobre o campo de atuação e o estágio.

Também em Arcoverde, no dia 22 de agosto, a comitiva do CREF12/PE esteve com a secretária de Educação Patrícia Cursino e o secretário de administração Aluísio Brito, conversando sobre a obrigatoriedade da disciplina Educação Física em todas as séries do ensino fundamental, bem como da realização de concursos e seleções públicas e da atuação do Profissionais de Educação Física nos programas de educação, saúde e esportes do município. Foi esclarecida a diferente intervenção do licenciado e do bacharel e a obrigatoriedade do registro no Sistema CONFEF/CREFs para ambas as formações.

Neste mesmo dia também ocorreu reunião com o gestor da Gerência Regional de Educação Sertão do Moxotó, Reginaldo Amorim, onde foi esclarecida a obrigatoriedade da oferta da disciplina Educação Física em todas as séries do ensino fundamental, ministrada por profissionais de Educação Física licenciados e registrados no Conselho.

No dia 25 de agosto, o Conselho participou da colação de grau da segunda turma de Bacharelado em Educação Física da AESA/ESSA, onde os formando puderam receber a cédula de identidade profissional (CIP) juntamente com o diploma de conclusão de curso. Com a segunda turma, são 45 bacharéis no mercado de trabalho, em uma região onde o número de licenciados se sobrepõe.

Serra Talhada

Em Serra Talhada, o CREF12/PE realizou duas palestras na AESET/FAFOPST, para os estudantes e profissionais de Educação Física. No dia 22 de agosto, os temas foram: Sistema CONFEF/CREFS, com a chefe de Fiscalização Rosângela Albuquerque e Panorama Atual da Formação em Educação Física, ministrada pela presidente Nadja Harrop.

No dia 23 de agosto foi realizada reunião com a presidente da AESET/FAFOPST, Eliane Cordeiro, com o coordenador do curso de Educação Física Diego Kenneth e com o professor Marcelo Ramos para firmar a instalação do Polo Avançado do CREF12/PE, Serra Talhada. O Polo funcionará na faculdade e os profissionais poderão realizar a entrega e retirada de documentos. 

Ainda no dia 23, foi ministrada a palestra Esporte na Escola – Ética e Cidadania, com o Conselheiro Alfredo Telino e aconteceu uma reunião com o vereador José Raimundo Filho, na qual a presidente do Conselho conversou sobre a possibilidade da criação de um projeto de lei que garanta a oferta da Educação Física em todas as séries de ensino da Educação Básica e ministrada por professores licenciados em Educação Física.

No dia 24 o Conselho esteve no Ministério Público de Serra Talhada, em reunião com promotor de justiça Dr. Vandeci Leite. Na ocasião tratou-se da oferta da disciplina de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental, da atuação dos Profissionais de Educação Física nas academias, nos programas federais, estaduais, municipais e dos concursos e seleções públicas do município, objetivando sanar a disparidade no salário do Profissional de Educação Física em relação aos demais profissionais da saúde. Além disso, o CREF12/PE também denunciou ao MPPE que, no município, há professores de outras disciplinas ministrando aulas de Educação Física.

Ainda em Serra Talhada, foi realizada reunião com os secretários de Educação, Edmar Bezerra e de Esportes, Ginclécio Oliveira, onde o Conselho informou da obrigatoriedade da oferta da disciplina de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental e da atuação dos Profissionais de Educação Física nos programas ofertados no município, como Mais Educação, Segundo Tempo, PELC, Academia da Saúde, Academia da Cidade, dentre outros. Além disso, foi tratado o concursos e seleções que ofertem vagas para profissionais de Educação Física.

O secretário de Educação, Edmar Bezerra, afirmou que as aulas de Educação Física são ministradas do 6º ao 9º ano, comprometendo-se a ajustar gradativamente do 5º ao 1º ano, e em seguida o Ensino Infantil.

Afogados da Ingazeira 

No município de Afogados da Ingazeira, foi instalado o Polo Avançado do CREF12/PE, que funcionará no Ginásio de Esportes, atendendo aos Profissionais de Afogados e das cidades circunvizinhas.

A instalação contou com a presença do prefeito em exercício Alessandro Palmeira, que afirmou ser um grande avanço e benefício para os profissionais da região ter os serviços do CREF12/PE mais próximos.

Os membros do CREF12/PE se reuniram também com a secretária de Educação Veratânia Morais e o secretário de Saúde Artur Amorim, conversando sobre a atuação do profissional de Educação Física nas escolas, e nos programas desenvolvidos pelas secretarias.

Em Afogados da Ingazeira, a oferta a Educação Física ocorre apenas do 6º ao 9º ano da Educação Fundamental, mas o prefeito em exercício Alessandro Palmeira afirmou que a gestão se compromete ajustar a situação do 5º ao 1º ano, de forma gradativa, e posteriormente ofertará as aulas também na Educação Infantil.

No município, em 2014, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta com MPPE, as academias, a Prefeitura e o CREF12/PE para que em todos os locais os Profissionais de Educação Física atuassem de acordo com o que ordena a legislação. Muitos licenciados estão cursando o bacharelado, e um prazo de aproximadamente 2 anos estarão no mercado de trabalho para atender a demanda da região. 

CREF12/PE, DEFENDENDO A SOCIEDADE E VALORIZANDO A PROFISSÃO!